Atividades físicas são cercadas de mitos e estes podem muitas vezes colocar em risco não apenas o desempenho como saúde dos praticantes. A corrida é uma delas e personal trainers chamam atenção para os mais comuns e perigosos.
Bernardo Berro, coordenador geral e gestor da Personal Trainers, chama atenção para a crença de que essa é melhor atividade para queima de gordura e melhoramento do sistema cardiovascular. A corrida é uma atividade com características aeróbicas, ou seja, os músculos usam oxigênio para produzir energia; mas a caminhada, natação, pedalada, escalada etc. também são.
“Correr um 1 km consome praticamente a mesma quantidade de calorias que caminhar 1 km, a única variante neste caso seria o tempo gasto. Mas o gasto calórico, assim como o consumo de gordura é o mesmo”, afirma Bernardo. E ainda lembra que a caminhada não tem os mesmo malefícios que a corrida, que por ser de alto impacto, pode levas a desgaste das articulações e tendões.
Outro mito que se destaca e deve ser quebrado é de que suar significa queimar gordura, gastar caloria. Gabrielle Palmieri, trainer da academia Competition, lembra: “Suor é controle da temperatura corporal. O que determina o gasto calórico é a intensidade da corrida.”
O professor Bernardo preocupasse ainda com algumas atitudes tomadas por ignorância dos praticantes: muitas pessoas correm em horários de sol forte, usando casacos ou papel filme sobre o corpo na tentativa de aumentar a temperatura corporal, o que pode causa extrema desidratação e insolação. “Um absurdo! Se fosse assim, não precisávamos praticar atividade física. Horas em uma sauna resolveriam o problema e acabaríamos com o surto de obesidade mundial.”