Você está procurando emprego, pedindo indicação até para o porteiro do prédio, e nada de ser chamado para entrevista. Seu problema pode estar no seu currículo. Conversamos com Ercilia Vianna, Gerente de Projetos do Grupo Foco, e descobrimos quais são os principais erros cometidos na hora de montar o CV.
1. Cuidado com o Português!
O currículo é a primeira coisa que pessoa vai saber sobre você e um S no lugar de C, um verbo mal conjugado ou qualquer outro deslize com a senhora gramática vão te mandar direto para a lista dos que jamais serão selecionados.
2. Sou budista, anarquista e torcedor da Lusa.
Essas informações dizem muito sobre, mas colocá-las no seu currículo diz mais: você não tem muita noção! Dados desnecessários, que não tem ligação com seu desempenho profissional não têm espaço no currículo. Não preciso dizer qual é a sua religião, sua posição política ou para que time torce.
3. Mentiroso
Nada mais fácil do que descobrir se você realmente trabalhou na empresa que disse, quanto tempo ficou lá e o motivo da saída: tudo isso pode ser feito um telefonema ou uma troca de e-mails. Se escolher mentir no campo idioma, prepare-se para passar vergonha. Em algum momento do processo seletivo vão te testar e aquele papinho de “estou enferrujado” não engana ninguém.
4. Segredos
Se a empresa em que você trabalhava está desenvolvendo um projeto confidencial no qual você estava envolvido, não mencione no currículo. Vai pegar muito mal aos olhos da sua possível nova empregadora. Quem vai querer contratar alguém que pode sair por aí espalhando informações sigilosas?
5. Foto?
Se não pediram para mandar foto com o currículo, não mande. A impressão que as pessoas têm ao ver uma imagem é muito subjetiva e você pode acabar se dando mal. Você pode ser dispensado por parecer novo demais, o que pode levar as pessoas a ligarem sua imagem à inexperiência.
Mas, se pedirem para mandar foto, atenção para qual vai escolher! Nada de foto em festa, balada, com bebida na mão ou sem camisa. Lembre-se que é seu futuro chefe quem vai ver, não seus amigos do Facebook.
6. $$$
Não coloque a remuneração atual ou a expectativa salarial. Quando o assunto for dinheiro, é melhor discutir pessoalmente. Deixe para falar de números na entrevista!
7. Pau para toda obra
Se você tem uma área específica de atuação, não ponha que quer trabalhar no Marketing, Financeiro e TI, nem que está disposto a trabalhar em qualquer área. Não preencha o campo Objetivo, a não que você tenha certeza que é em determinada área que você quer trabalhar.
8. gostosão2009@
Ninguém vai ter levar a sério se você não se apresentar como uma pessoa séria. E uma pessoa séria não tem um e-mail como gostosão2009, mulekeloko17@ ou gatosertanejo@. Tenha um endereço maduro onde as pessoas possam te contatar.
9. Cursos inúteis
Pode até ser interessante saber que faz jiu-jítsu, hipismo ou outras atividades que não estejam ligadas a sua carreira, mas deixe para contar na entrevista, quando perguntarem.
10. Como dizia o poeta
Frases de efeito, como quase tudo nessa vida, devem ter hora e lugar para serem usadas: seu currículo não é o lugar. Só vai ter fazer parecer ridículo. Evite coisas como: "O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário."