Cerveja: o que um ano sem consumir a bebida pode mudar no seu corpo O ex-jogador de fuebol Andy Ramage se propôs a isso e quer estimular pessoas a largarem a cerveja para obter benefícios gplus
   

Cerveja: o que um ano sem consumir a bebida pode mudar no seu corpo

O ex-jogador de fuebol Andy Ramage se propôs a isso e quer estimular pessoas a largarem a cerveja para obter benefícios

Confira Também

Certa vez Benjamin Franklin disse: "A cerveja é a prova viva de que Deus nos ama e nos quer ver felizes”, e afinal que não ama? Essa bebida alcoólica carbonatada, produzida através da fermentação de materiais com amido, a cevada e o trigo tornou-se a mais consumida no mundo depois da água. Mas, alguns acreditam que a cerveja possa ser prejudicial à saúde e por isso o seu consumo deveria ser reduzido.

Baseado nisso, o ex-jogador de futebol profissional, Andy Ramage, sentiu a necessidade reduzir o consumo de álcool, algo que, segundo ele, melhoraria sua qualidade de vida, já que constantemente vinha bebendo com amigos e clientes. 

Assim surgiu o desafio “One Year No Beer”, em português “um ano sem cerveja”, que tem como objetivo estimular pessoas a largar o álcool por um ano. Os benefícios, segundo pesquisas, podem promover melhores noite de sono, diminuição do consumo de gordura e maior produtividade no trabalho.

Um estudo feito pela organização inglesa Slimming World com 2.042 pessoas mostrou como o consumo de álcool pode estimular o apetite e nos fazer querer comer mais alimentos gordurosos. Segundo o levantamento, uma noite de bebedeira regada a cinco latas de cerveja ou três copos grandes de vinho, por exemplo, são suficientes para levar ao efeito rebote no dia seguinte. Ou seja, toda essa gula continua pela manhã e pode render quase 1 quilo a mais na balança.

Na pesquisa, metade dos entrevistados afirmou que a bebida alcoólica tinha um impacto direto na escolha alimentar e que havia deixado de lado os seus exercícios físicos. O chefe de nutrição e pesquisa, Jacquie Lavin, disse em entrevista ao jornal "Daily Telegraph" que o álcool enfraquece o autocontrole e assim se associa com a obesidade.

O estudo da revista Alcoholism: Clinical and Experimental traz ainda outro beneficio: quem bebe menos consegue dormir melhor.  Foi identificado entre os participantes do estudo que beber antes de dormir aumenta os padrões de ondas alfa no cérebro, o que diminui a profundidade do sono. Pesquisas sugerem também que os indivíduos que param de beber se sentem 20% mais produtivos no trabalho.

Como resultado, Andy Ramage escreveu um livro sobre a sua experiência, e lançou como um desafio ao redor do mundo.


Ed Leandro