Nesta época do ano, onde as temperaturas batem os 30 graus com facilidade, não existe nada mais refrescante do que tomar uma boa limonada gelada ou preparar um churrasco regado a caipirinha em uma tarde de sábado. Pois é também neste período que crescem os casos de queimaduras provocadas por frutas cítricas como o limão. Para que sua diversão não acabe no pronto-socorro, o conversamos com dermatologistas sobre o tema.
Manchas, irritação, vermelhidão e coceira, este são sintomas clássicos da famosa queimadura com limão. A reação, que demora em média 30 minutos para acontecer, é causada pelo bergapteno, termo usado pelos médicos ao composto presente em frutas cítricas como o limão e laranja, que em contato direto com o sol podem fazer um belo estrago.
"Primeiro é importante explicar que o limão contém alguns ácidos em sua casca e suco que, se expostos ao sol, causam uma reação de fotosensibilidade e queimadura chamada fitofotodermatose," observa Gabriela Casabona, dermatologista do Hospital Samaritano de São Paulo.
Pode até parecer uma coisa banal e simples de resolver, porém, as queimaduras com frutas cítricas podem trazer sérias complicações como queimaduras de segundo grau. Os especialistas garantem que mesmo sendo reduzido, o risco de um câncer de pele não deve ser descartado.
"O câncer de pele geralmente ocorre sobre cicatrizes de queimaduras profundas e não é causado pela queimadura em si. Entretanto, ele pode aparecer ao longo dos anos," alerta Gabriela Castona.
Prevenção e tratamento
Geralmente o encarregado de preparar os famosos drinks passa do ponto mais rápido que os demais e em função disso, aumentam as chances de alguma coisa fora dos planos acontecer. Para os que não desejam passar por esta experiência desagradável, o melhor conselho é evitar a combinação limão e sol e algumas coisinhas mais:
- Ao terminar de cortar frutas como limão e laranja lave bem as mãos, rosto e boca com água e sabão;
- Mesmo após enxaguar, evite a exposição ao sol e entrar no mar ou piscina;
- Nem pense em passar manteiga ou creme dental no ferimento. Esta mandinga pode piorar as coisas.
- No primeiro sinal de queimadura é aconselhável lavar bem a área e depois aplicar uma pomada calmante (que deve ser receitada por um médico).
A incidência de casos provocados pelas frutas cítricas é bem grande, todavia, vale ficar alerta para as plantas em geral e outros alimentos como pimentão, cebola e tomate. "Qualquer planta pode causar algum tipo de irritação na pele e, em contato com a radiação ultravioleta, acabar evoluindo para uma queimadura," é o que diz Cristiane Braga, dermatologista e membra da Sociedade Brasileira de Medicina Estética.
Seja no verão ou em qualquer estação do ano, é fundamental tomar cuidado com a exposição da pele ao sol depois de entrar em contato frutas cítricas. Como foi dito pelos especialistas, este problema deve ser levado tratado com seriedade, pois pode causar aborrecimentos.