Tecnologia a favor de quem quer largar o cigarro Novo método para parar de fumar conta com software gplus
   

Tecnologia a favor de quem quer largar o cigarro

Novo método para parar de fumar conta com software

Confira Também

Só quem fuma sabe o quanto pode ser difícil largar o cigarro, mesmo com ajuda de médicos, remédios e até simpatia ensinada pela avó. Mas, para facilitar a vida de quem quer deixar os dias de fumante para trás, o InCor desenvolveu um novo método que otimiza o tratamento do tabagismo, graças a um software direcionado: o PAF (Programa de Assistência ao Fumante).

A Dra. Jaqueline Ribeiro Scholz Issa, coordenadora do Programa de Tratamento do Tabagismo do Incor, explica que o PAF tem questionários que ajudam no diagnóstico da intensidade de dependência do paciente, como o escore Fagerström. Mas o software leva também em consideração cenários como o da nova lei antifumo: você fuma menos porque é proibido fumar em muitos lugares, mas o baixo consumo não é a mesma coisa que baixa dependência.

E falando em baixo consumo, também são levadas em consideração pessoas que fumam menos de 10 cigarros por dia, que normalmente não são consideradas dependentes. Elas fazem parte de uma nova modalidade de fumantes.

Todo o cenário é avaliado nos questionários, desde quanto tempo depois de acordar você acende o primeiro cigarro até a necessidade que você sente, ou não, de fumar quando está ansioso ou angustiado.

Outra vantagem do software é o escore de conforto do paciente com o tratamento. Com ele médico pode quantificar a intensidade dos sintomas da abstinência e assim, reorientar o procedimento, assim melhorando as taxas de sucesso na interrupção do fumo.

E ele funciona também como um banco de dados de pesquisa clínica, permitindo que os médicos tenham acesso a informações dos números de pacientes tratados, porcentagem de sucesso, causas de recaídas e outras informações ligadas ao tratamento.