O jogador de rugby neozelandês Jonah Lomu, considerado a primeira superestrela do esporte (uma espécie de Pelé da bola oval), morreu na quarta-feira (18 de novembro) aos 40 anos.
A morte do astro dos All Blacks foi confirmada pela família e pela federação do país.
"Posso confirmar que Jonah Lomu morreu esta manhã. Foi totalmente inesperado, Jonah e a família tinham chegado de uma visita ao Reino Unido na noite passada", disse um porta-voz da família do jogador, John Mayhew, ao canal televisivo TV3.
A morte do ex-jogador foi devido à falência renal, este não por acaso foi um problema que acompanhou boa parte da carreira do astro e o fez abandonar precocemente os gramados em 2003.
Veja algumas curiosidades sobre a carreira do Jonah Lomu e entenda porque o neozelandês é considerado uma das maiores estrelas do rugby:
1- Mais jovem a estrear pelos All Blacks
Jonah Lomu era tão diferenciado que foi o jogador mais jovem a vestir a camisa da seleção neozelandesa, a maior potencial mundial do esporte, com apenas 19 anos de idade.
2- Nunca venceu uma Copa do Mundo de Rugby Union
Apesar da Nova Zelândia ser a maior vencedora da Copa do Mundo de Rugby, com três troféus, Lomu não chegou a conquistar nenhum título. Em 1995, a Nova Zelândia sucumbiu na final ante a África do Sul, que estreava em mundiais após o Apartheid, e em 1999, os All Blacks foram eliminados na semi-final pela França, em um dos jogos mais épicos da história das Copas.
3 - Primeiro milionário do esporte
Mesmo não vencendo a Copa do Mundo de 1995, o mundo se rendeu à força imponente e qualidade do astro. Mesmo com 1,96 m e 119 kg, Lomu conseguia atingir a velocidade de 10,8 segundo a cada 100m. Sua habilidade, unida à profissionalização e popularização do esporte fez com que o neozelandês se tornasse o primeiro jogador milionário através do rugby.
4 - Recordista de tries em Copas do Mundo
O “try” pode ser comparado ao gol no futebol. Ele acontece quando o jogador atravessa a linha de fundo com a bola dominada. Lomu tem a impressionante marca de 15 tries em 11 jogos nas suas duas participações.
Na Copa do Mundo 2015, o sul-africano Bryan Habana igualou a marca, no entanto ele já disputou três mundiais (2007, 2011 e 2015) e um total de 15 jogos. Jonah Lomu ainda ostenta o maior número de tries em uma única Copa (oito em 1995).
5 - Hall da Fama
Mesmo não tendo vencido nenhum título mundial, Jonah Lomu foi introduzido no Hall da Fama do International Rugby Board em 2011 pelo conjunto da obra.
6 - Participação em "Invictus"
Em Invictus, filme de 1999 dirigido por Clint Eastwood que retrata a importância e os efeitos da vitória da África do Sul na Copa do Mundo de Rugby de 1995, Lomu é o temido jogador da Nova Zelândia, interpretado por Isaac Feau'nati.
Feau'nati era neo-zeolandês, mas atuou profissionalmente pela seleção de Samoa e chegou a enfrentar Lomu em um amistoso em 1999.
7 - Técnico da seleção alemã de futebol
Em 2010, Lomu convidado pelo técnico Joachim Löw para participar da pré-temporada para a Copa do Mundo na África do Sul, aplicando exercícios de força aos jogadores alemães.
Sobre Juliano Buzato
Um devoto da santíssima trindade: "cerveja, futebol e rock'n'roll". Ama viajar e colecionar camisas de times. Fala sobre elas no www.mantosdofutebol.com.br
[+] Artigos de Juliano Buzato
Um devoto da santíssima trindade: "cerveja, futebol e rock'n'roll". Ama viajar e colecionar camisas de times. Fala sobre elas no www.mantosdofutebol.com.br
[+] Artigos de Juliano Buzato