Ao que tudo indica, os homens brasileiros estão abandonando o preconceito no tocante à vaidade. Cuidar de si com tratamentos estéticos e ter a pia do banheiro forrada de produtos de beleza não cora mais as bochechas do macho alfa tupiniquim, prova disso é que o mercado de beleza e cuidados pessoais registrou US$ 35 bilhões em vendas somente no ano passado. No Brasil, o mercado dobrou entre 2009 e 2014.
Quem revela a informação é a analista de pesquisa da Euromonitor International, Marcela Viana. A consultoria especializada em consumo revela os números dessa constatação: o crescimento médio do mercado no país será de 7,1% ao ano até 2019. Com isso, o Brasil deve ultrapassar os Estados Unidos, que atualmente é o principal mercado desse segmento.
Até 2014, os gastos com cosméticos tinham a seguinte tabela de liderança:
1º Brasil: US$ 4,7 bilhões
2º Estados Unidos: US$ 6,3 bilhões
3º Alemanha: US$ 2,10 bilhões
A conclusão disso tudo? A menor resistência do público masculino em comprar cosméticos para cuidar de si mesmo. Os homens estão rompendo com estereótipos ultrapassados. Agora não basta só ter produtos para cuidar da barba, mas sim para tratar da beleza como um todo, dos pés à cabeça.