Ter um bom relacionamento com seus colegas de trabalho é crucial para um bom ambiente no escritório, e consequentemente, um maior rendimento. Pessoas que você gosta - e que gostam de você - irão sempre te ajudar quando você precisar, sendo benéfico não apenas para o trabalhador, mas também para a empresa.
Mas nem sempre é assim. Algumas vezes os colegas de trabalho não se dão muito bem, gerando alguns atritos dentro da empresa, e prejudicando a produtividade que todo mundo espera alcançar.
Mas nesses momentos, temos que saber separar o nosso lado profissional do pessoal, mesmo que você não goste muito do seu companheiro, há a necessidade de saber conviver e, acima de tudo, trabalhar com ele para que ninguém saia prejudicado no final da história.
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Veja algumas dicas de como lidar com um companheiro de trabalho que vive estressado:
1. Reconheça o estresse
Com raras exceções, alguma coisa aconteceu para deixar a pessoa estressada. Por isso tente prestar atenção nisso e ouví-la, caso seja necessário. Comente algum aspecto positivo nela, como por exemplo o empenho que ela teve no dia anterior, ou então pergunte se ela está bem, como ela se sente.
Mas alguns cuidados devem ser tomados, se perceber que a pessoa não está muito aberta para conversar, não force, deixe que ela se abra quando se sentir segura (é bom deixar claro que você estará disposto a ajudá-la). E quando for conversar com ela, todo cuidado com as falas é pouco. Evite colocá-la mais ainda para baixo com frases como "eu não sei como você sobrevive a tanta pressão".
2. Não julgue
Aceite que a pessoa está nervosa e não leve isso como uma falha. Aprenda a lidar com isso e tirar os pontos positivos (sim, existem muitos). "O estresse que parece tóxico para você pode ser estimulante para outras pessoas", disse a pesquisadora Holly Weeks, autora do livro Falha na Comunicação. Além de ajudá-la, você também irá aprender muito com a situação.
3. Olhe para si mesmo
Pare de apenas jogar a culpa para os outros. Às vezes o problema parte de você mesmo, mas não está se dando conta disso. Reflita por um tempo suas ações e veja se elas não estão causando desconforto/estresse aos seus companheiros de trabalho.
4. Ofereça ajuda
Infelizmente, nem sempre poderemos resolver o problema, mas tenha certeza que só por saber que há alguém disposto a ajudar, a pessoa em questão já irá se sentir mais segura. Não aponte os erros dela, mostre-a o caminho das pedras para melhorar, e mais, esteja sempre disposto a caminhar lado a lado com ela.
Caso você já esteja esgostado, procure ajuda externa, seja de um profissional ou de algum superior na empresa.
Sobre Arthur Gabor
Fascinado por viagens e esportes, todos eles. É lutador de Jiu Jitsu, entrou no jornalismo por conta da paixão pelos esportes e acabou se interessando por muitas outras áreas.
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