É melhor segurar a onda ao “fazer o social” quando estiver em serviço! Um novo estudo realizado pelo Centro de Inovação de Talentos (CTI) em parceria com a revista Marie Claire, revela que controlar a língua pode ser decisivo no seu futuro profissional.
A pesquisa, que envolveu 4 mil profissionais com ensino superior e 268 executivos de primeiro escalão, mostrou que você deve ser visto como um líder para conseguir ser promovido. Para chegar lá, é necessária uma “presença executiva”, descrita pelos pesquisadores como “ter seriedade, excelente capacidade comunicação e boa aparência”.
Mesmo atendendo esses requisitos, não se engane: você não ganha pontos por suas habilidades.. Na verdade, os chefes ficam de olho em nossos erros, preparados para nos tirar da lista dos melhores a qualquer momento. Mas será possível escapar dessas ciladas? Segundo o estudo, os cinco erros de comunicação que mais podem minar sua esperança quanto a uma promoção são:
#5 - Comentários racistas
De acordo com a pesquisa, 72% dos executivos disseram que comentários racistas são uma mancada gigantesca. E não é por acaso: além de ofender facilmente, este tipo de observação demonstra um julgamento pobre e baixa inteligência emocional, garante o estudo.
#4 - Piadas de mau gosto
Piadinhas fora de contexto constrangem as pessoas e expõem a incapacidade de “ler” o público e o ambiente. Por outro lado, 61% dos participantes acreditam que conseguir detectar o humor dos outros e ajustar a linguagem, tom de voz e assunto de acordo é uma das habilidades mais exigidas por cargos mais altos
#3 - Chorar
Homem que é homem não resolve parada alguma com lágrimas. Esteja certo ou errado, pedir arrego desse jeito só prova que o indivíduo tem o potencial de liderança de uma criança. Enquanto 59% dos profissionais entrevistados responderam que chorar faz uma mulher ficar numa posição ruim, 63% acreditam que este é um dos piores equívocos para os homens. “Espera-se que você seja capaz de controlar suas emoções”, garante um dos participantes.
#2: Ser grosseiro
Os líderes natos costumam apresentar seriedade, experiência de vida e potência intelectual. Entretanto, isso não quer dizer que ser estúpido com alguém no ambiente de trabalho irá te ajudar a conquistar seu espaço; ao contrário, eliminará qualquer chance de conquistar um posto de comando.
#1 - Jurar
Finalmente, a mais kamikazi de todas as gafes! Considerado um sinal de despreparo e inexperiência, jurar para justificar ações no trabalho é praticamente assinar a própria demissão. Qualquer empreendimento depende de respostas racionais e estatísticas para sobreviver, e não de alguém apenas querendo salvar seu emprego com teatro.