As mulheres são mais cuidadosas, vaidosas e informadas com relação a qual tipo de roupa vestir em casamentos, independente se serão madrinhas ou apenas convidadas. Já os homens, que vestem praticamente a mesma roupa quase todos os dias, recebem o convite e pensam: "Que tal de esporte fino é este? Qual será a fantasia que tenho que comprar dessas vez?" É o fantasma que vem junto com o convite da cerimônia. Areah entrevistou a consultora de moda Vanessa Versian, especialista em looks masculinos, para saber como se vestir de acordo com o que os noivos pedem.
No passado, sofrer por não saber o que usar em eventos importantes era exclusividade das mulheres, porém com o avanço do tempo e a chegada de expressões como "homem metrossexual", o sexo masculino também ganhou atenção da moda e agora, os 'machões' roem as unhas sem ter noção do que vestir. É importante deixar clara a diferença entre o esporte fino e o passeio completo. O primeiro, como dizem os consultores, é uma versão mais descontraída do social, a gravata, por exemplo, é dispensada. Porém, é proibido o uso de jeans, roupas de malha e tênis. Já o passeio completo é formal, portanto o terno e a gravata são acessórios primordiais. Para evitar situações embaraçosas, é bom fugir de cores escuras, que podem simbolizar tristeza.
No mercado há mais de 20 anos, Vanessa Versian é categórica ao opinar sobre o assunto. "O terno escuro é permitido, mas evite camisas e gravatas pretas. Prefira tons claros ou vivos para estas duas peças, e cuide para que o visual como um todo seja harmonioso."
Outra dúvida recorrente é decidir entre uma peça e outra, aparentemente fácil, muitos homens sofrem com esta tarefa, que acaba se tornando uma missão impossível. Sobre o tema, Vanessa Versian enfatiza: "você tem duas escolhas: não ir ao casamento ou investir numa consultoria para não errar. Quem é elegante sabe se vestir em qualquer ocasião.”
A consultora também deu conselhos para quem não sabe entre o que optar para ir à festa. “É preciso respeitar o dress code da cerimônia (tipo de traje solicitado) e é interessante respeitar seu tipo físico e cor de pele. Acho válido expressar a alegria com o momento através do uso adequado das cores, pensando em simbologias, tudo com muito cuidado. O branco é cor exclusiva da noiva, assim, este e outros tons muito claros devem ser evitados,” sacramenta.
Quebre o protocolo
É de conhecimento geral que os convites de casamento exigem um determinado tipo de roupa, mas é preciso discernimento para não tratar isso como uma obrigação. Os especialistas contam que existe sim espaço para imprimir a personalidade da pessoa ao vestir uma peça, claro, tudo com moderação. “Ela pode ser transmitida na modelagem das peças ou nas cores. No caso do passeio completo, elas podem ser encontradas na camisa, gravata e, eventualmente, nos sapatos. Sabendo comprar, é possível se sentir confortável com qualquer tipo de traje e situação," explica Vanessa.
Para encerrar o bate-papo, Vanessa fez questão de passar um recado aos desesperados, acometidos pela dúvida: “Bom senso sem informação não adianta muito, basta juntar os dois com o autoconhecimento e fazer a diferença”.