O celular se tornou nosso grande amigo. Ele nos acompanha pra cima e pra baixo e muitos dos aparelhos dormem com a gente do lado da cama. Se acidentalmente ele cai no chão, é como se o mundo tivesse em plena era apocalíptica. Se por um lado especialistas em segurança recomendam evitar colocar o celular no bolso de trás da calça, por outro cientistas dizem que colocá-lo no bolso da frente por tornar homens inférteis.
Isso mesmo, meu amigo. Segundo pesquisas, essa mania pode estar aumentando o número de homens inférteis. A explicação seria a proximidade do celular com os testículos durante várias horas. Conforme o artigo, publicado pelo jornal Reproductive BioMedicine, os resultados do experimento indicam uma ligação direta entre o fato de guardarem o celular no bolso da frente e a redução na produção do esperma.
Existem duas grandes razões para o alerta: o aquecimento dos aparelhos e a atividade eletromagnética desses smartphones. Números comprovam, inclusive, que esse hábito já prejudicou vários homens. Dos 100 que participaram do experimento e mantinham o celular no bolso da frente, por exemplo, 47% sofreram baixas na produção de esperma.
Com relação a uma escala mundial, os estudiosos acreditam que esse mesmo problema atinja, aproximadamente, 11% da população masculina.
Essa teoria também é levantada pelos pesquisadores israelenses do Technion Israel Institute of Technology que associam o uso do e a queda na produção de espermatozoides, em publicação do site Geek Time.
O papel dos estudos foi levantar comportamentos possíveis do nosso cotidiano que podem ser fatídicos para a saúde masculina, tais como: falar ao telefone enquanto o mesmo carrega, guardá-lo no bolso da calça ou da bermuda, dormir com ele ao lado da cama.
Mas, se você acha que a situação já está ruim, acredite, ainda pode piorar. Não é somente o próprio celular no bolso da frente que pode deixar os homens menos férteis. A mera proximidade, em um raio de 50 cm, do celular de outras pessoas pode prejudicar, e muito, a vida reprodutiva masculina. Quanto a nós homens, o que nos resta é colocar o celular na mochila.
Sobre Ed Leandro
Leitor de bula de remédio a adesivo de orelhão, é um verdadeiro apaixonado pelo jornalismo. Louco por séries, filmes e livros, quer sempre fugir da rotina.
[+] Artigos de Ed Leandro
Leitor de bula de remédio a adesivo de orelhão, é um verdadeiro apaixonado pelo jornalismo. Louco por séries, filmes e livros, quer sempre fugir da rotina.
[+] Artigos de Ed Leandro