7 Filmes que mais chocaram o mundo Controvérsia, violência e terror! Descubra quais são as obras do cinema que foram desprezadas por diversos países gplus
   

7 Filmes que mais chocaram o mundo

Controvérsia, violência e terror! Descubra quais são as obras do cinema que foram desprezadas por diversos países

Confira Também

Desde a aurora do cinema, há filmes que enfrentam dificuldades com relação aos poderes – que os proíbem para manter a higiene moral do público. Alguns países são a verdadeira insígnia do politicamente correto: até deixam passar a nudez e o sexo, mas têm tolerância zero quanto a tabus e ‘violência de alto impacto’, como foi o caso de títulos como O Albergue, Jogos Mortais e A Centopeia Humana.

A censura britânica, por exemplo, foi uma das mais restritivas do ocidente, banindo até 39 filmes sucessivamente sob a acusação de obscenidade durante os anos 80. Embora boa parte das proibições tenha ocorrido sobre filmes de terror mal feitos, os mais realistas tiveram que encarar veto de várias nações.  Confira a seguir os sete mindf***ers mais provocadores das últimas décadas selecionados pelo What Culture, e veja se você tem estômago pra assistir até o fim.

1. Cannibal Ferox (1981)

Proibidos em 31 países, o Cannibal Ferox é considerado um dos filmes mais banidos do mundo. Até hoje continua apenas disponível no Reino Unido, mesmo depois de ter sofrido seis minutos de cortes. A história implausível do diretor Umberto Lenzi traz um viciado em cocaína que adora atormentar nativos de uma selva, onde também se encontra uma bela pesquisadora –  que pretende provar a existência de canibais. Violência gratuita contra animais se mistura com cenas de canibalismo, e castração.

2. South Park: Bigger, Longer & Uncut (1999)

Banido em Burma, Camboja, Indonésia, Irã, Iraque, Kuwait, Líbano, Marrocos, Paquistão, Filipinas, Rússi, Arábia Saudita, Sri Lanka, Tailândia, Vaticano e Vietnã

Matt Stone e Trey Parker, os homens por trás de South Park, provavelmente são uns dos comediantes mais ferozes e engraçados do mundo. Eles parecem ter um ultrassenso de humor, além da capacidade de capturar o que está acontecendo na atualidade – sem puxar o saco de ninguém, aparentemente. Mas o que há de tão pesado num filme que chegou a ser indicado ao Oscar de melhor música, pra ser banido na Ásia e no Oriente Médio? Bem, o roteiro inclui Saddam Hussein retratado como o amante gay do demônio, uma guerra entre os Estados Unidos e o Canadá, a execução de Terrance e Philip, e muito mais.

3. Cannibal Holocaust (1980)

Banido no Reino Unido, Cingapura, Austrália, Noruega, Finlândia, Irlanda, Islândia, Nova Zelândia, Alemanha, Itália e Malásia 

Um mindf***er clássico: Cannibal Holocaust é um filme nojento e perturbador. Tortura de animais, abortos, estupros coletivos de garotas, assassinato de uma mulher empalada por um poste de madeira. As cenas são tão reais que o diretor Ruggero Deodato alarmou autoridades na Itália, onde teve que se explicar à Justiça para provar que ninguém foi morto de verdade durante as gravações.

4. O Massacre da Serra Elétrica (1974)

Banido na Finlândia, Reino Unido, Chile, Islândia, Irlanda, Brasil, Austrália, Noruega, Cingapura e Suécia

O filme de estreia de Tobe Hooper chocou o mundo inteiro com sua narrativa de terror incessante. Apesar de sangrento e horrível, boa parte da violência não aparece realmente na tela – o que sustenta boa parte do suspense. O assassino interpretado por Gunnar Hansen, que trucida uma porção de adolescentes com uma serra elétrica, veste uma máscara feita de pele humana, e foi inspirado no assassino Ed Gein. 

5. A Vingança de Jennifer (1978)

Banido na Austrália, Finlândia, Reino Unido, Irlanda, Alemanha, Noruega, Islândia, Canadá, Malásia, Cingapura e China.
  
Baseado na própria experiência do diretor Meir Zarchi, que encontrou uma jovem que havia sido estuprada no Central Park nos anos 1970, o filme é um misto de vingança com exploração sexual. Provocador ao extremo, a trama apresenta Camille Keaton enquanto é dominada e estuprada por quatro policiais; as cenas são perversas e intermináveis, realmente difíceis de assistir. Entretanto, a vingança de Jennifer não tarda: com muito sangue, Zarchi abusa das cenas de castrações e assassinatos à faca, e até com um motor de barco. A Irlanda liberou a exibição do filme somente em 2011.

6. O Último Tango em Paris (1972)

Banido no Reino Unido, Chile, Coreia do Sul, Portugal, Austrália, Itália, Canadá e Cingapura 

Neste icônico drama erótico, Marlon Brando oferece uma de suas melhores performances ao lado de Maria Schneider. Mas apesar das cenas de sexo controversas, as declarações do casal após as gravações também deram o que falar. Enquanto Brando deixou escapar que ambos foram tratados como “marionetes sexuais” de Bertolucci, Schneider chamou o diretor de “gangster e cafetão”, além de ter se sentido “um pouco estuprada”. Apesar dos escândalos morais, o filme hoje está disponível em boa parte dos países. 

7. A Serbian Film – Terror Sem Limites (2010)

Banido no Brasil, Nova Zelândia, Noruega, Espanha e Finlândia

A depravação e violência são tantas que, se não fosse pelo realismo, seria quase cômico. Críticos defendem que a obra é uma autêntica alegoria da corrupção dos sucessivos governos sérvios, e de como eles ferraram com o povo. Um thriller pesado que não por acaso foi duramente censurado: há pornografia e abuso infantil, estupros, pederastia, incesto, drogas alucinógenas, assassinato, suicídio e necrofilia, entre outras perversões. Violência gratuita e corpos por todos os lados. 


Danilo Barba