Antigamente, só existiam três tipos de combustíveis: gasolina comum, gasolina azul e diesel. Porém, com o avanço tecnológico, vários outros combustíveis para carros, motos e caminhões foram surgindo.
Atualmente, gasolina comum, etanol aditivado, GNV e diesel S-10 são os tipos de combustíveis mais comuns, no entanto, poucos sabem as funcionalidades deles e de outros que você encontra no posto, isto é, o que muda no desempenho do carro de acordo com cada combustível – dependendo do que cada um aceita, claro.
Para evitar que você compre gato por lebre, preparamos um guia com informações dos principais combustíveis comercializados no Brasil. Veja qual o mais indicado para o seu carro!
GASOLINA COMUM: chamada oficialmente de gasolina Tipo C, é derivada do petróleo e possui enxofre em sua composição, ou seja, é a mais poluente. Normalmente não contém agentes detergentes e acaba acumulando detritos que danificam o motor e o sistema de combustão a longo prazo. Ela tem coloração amarelada, é a mais encontrada em postos de combustíveis, além disso, tem 25% a 27% de etanol anidro em sua composição.
GASOLINA ADITIVADA: a gasolina aditivada é o Tipo C com agentes detergentes. De coloração esverdeada, ela impede o acúmulo de detritos e até limpa superficialmente o material que já foi depositado, mas não influencia na potência do carro. Caso queira mudar da comum para a aditivada, faça isso aos poucos, pois a mudança brusca pode entupir o filtro e prejudicar o motor.
GASOLINA PREMIUM: a mais cara e difícil de encontrar de todas, a gasolina premium tem a maior octanagem do mercado e produz uma queima mais eficiente. Isso prolonga a vida de alguns componentes do motor e polui menos. Sua coloração é amarelada e ela possui 25% de etanol em sua composição. Caso queira utilizá-la, consulte o manual do veículo, pois ela é indicada para motores mais potentes.
ETANOL: é conhecido como álcool veicular, com 4% de água em sua composição. Ele faz um aproveitamento melhor do potencial do motor em relação à gasolina. Entretanto, ele é consumido mais rápido. Por essa razão ele é mais indicado para quem usa o carro só na cidade. Seu preço quase sempre é mais baixo, porém só é vantajoso abastecer com álcool se ele for pelo menos 30% mais barato do que a gasolina.
ETANOL ADITIVADO: ele é mais caro, porém seu rendimento é 3% maior do que o do etanol comum. Apesar disso, ele pode acabar sendo mais econômico por consumir menos. Assim como a gasolina aditivada, ele possui agentes que lubrificam e aumentam a vida útil dos componentes do motor, limpando os bicos e evitando o enferrujamento.
DIESEL COMUM: é o combustível mais vendido, utilizado em ônibus, caminhões e outros veículos de grande porte. Sua principal vantagem está no alto rendimento, com grande autonomia.
DIESEL S-10: é uma versão mais cara, porém menos poluente do que o diesel comum. É perfeito para os motores modernos, que atendem as determinações do Programa de Controle à Poluição do Ar por Veículos Automotores (PROCONVE). Os veículos pesados não abastecidos com o S-10 podem emitir mais poluentes do que o normal e ter problemas no escapamento.
DIESEL ADITIVADO: essa versão se difere do diesel comum por possuir aditivos que eliminam resíduos, corrosão e bolhas. Agindo durante o abastecimento, esses elementos permitem o enchimento completo do tanque.
DIESEL PREMIUM: o diesel premium possui aditivos multifuncionais e tem como diferencial o número maior de cetano, hidrocarboneto que mede a qualidade da ignição do óleo diesel. Esse combustível oferece melhor desempenho e maior proteção ao motor, além de melhor qualidade de ignição e desempenho do veículo, obtendo menor tempo na retomada de velocidade.
GNV: famoso quando lançou, o Gás Natural Veicular (GNV) é o combustível que menos polui nesta lista. Além de não ser tóxico, garante a vida útil do motor por mais tempo e é o combustível mais barato, chegando a uma economia de até 60% em relação à gasolina. Entretanto, os cilindros ocupam boa parte do porta-malas e é necessário que o veículo passe por uma certificação municipal, caso ele tenha que ser modificado. O ideal é que o carro já venha de fábrica preparado para o GNV.
Sobre Nathalia Marques
Curiosa e heavy user de internet, sempre amou tudo que envolve o universo do jornalismo. Nas horas vagas é fotógrafa, mãe de cachorro e leitora compulsiva.
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