Não sou chato pra comer, e sim seletivo. Você é do tipo que gosta de dizer por aí que come de tudo? Então eu te digo, cuidado, meu chapa! Sim, porque há muitos alimentos que simplesmente podem ir muito além da caganeira e da má digestão. E nem precisa estar estragado, ou ir muito longe, pois até comer mandioca e castanha de caju podem fazer você ter um piripaque e cair duro – caso não sejam preparadas corretamente. Descubra a seguir nove iguarias que podem custar a sua vida.
9. Ackee
Natural do oeste da África, porém mais popularmente associada à Jamaica, esta fruta pode causar vômitos severos se ingerida antes de seu amadurecimento completo. O motivo? Um veneno chamado hipoglicina. Tudo bem comer o alimento se a parte vermelha tiver se rompido e aberto naturalmente – mas coma somente a parte amarela.
8. Mandioca
Diversas culturas no Sul da África e na Américado Sul transformam este tubérculo numa massa de recheio ou bolo – mas somente depois de cozinhá-la completamente. Quando triturada, a mandioca libera a enzima linamarase, que converte um composto da raiz em cianeto.
7. Tubarão
O Hákarl, o tubarão fermentado da Groelândia, ganhou seu lugar nesta lista porque a espécie não tem trato urinário, o que significa que todas as substâncias potencialmente tóxicas são filtradas pela carne do animal. O processo de preparação da carne para consumo leva seis meses.
6. Casu marzu
O que muitas pessoas considerariam um desafio nojento digno de reality show, os sardos chamam de tradição – um queijo de leite de ovelha infestado de larvas se contorcendo banido na União Europeia. As larvas que habitam este amargo pecorino não são letais, porém podem sobreviver ao processo digestivo, e consequentemente destruir seu trato intestinal. Para não entrar em detalhes chocantes, digamos que você não vai sair do banheiro por alguns dias.
5. Sannakji
Falando em alimentos que ainda se movem…se você está se sentindo ousado, também pode experimentar um preparado de filhote de polvo cru. Como os membros do cefalópode contém neurônios, as extremidades continuam se movendo e as ventosas mantém o poder de sucção, mesmo depois de separada do corpo e temperado com óleo de gergelim. Isso significa que, a menos que você mastigue bem, as ventosas podem grudar na sua boca ou garganta, representando um risco considerável de asfixia.
4. Castanha de caju in natura
A não ser que você tenha alergia a castanhas, provavelmente não pensaria em se preocupar com uma das mais deliciosas que existem. Mas quando cruas, as castanhas de caju contém urushiol, um alérgeno que pode ser fatal em grandes quantidades. As embalagens que dizem “castanhas de caju cruas” no mercado enganam, já que o conteúdo na verdade foi cozido no vapor para liberar a química.
3. Sabugos
Você não vai ter qualquer problema se gosta da polpa madura destas esferas violetas na compota ou geleia; talvez tenha visto (assim como outras flores) elas serem usadas na homeopatia para tratar machucados na pele e resfriados. Mas as folhas, galhos e sementes podem apresentar um problema se ingeridos, especificamente na forma de náuseas e outras complicações severas.
2. Amêijoas
Relativamente difíceis de encontrar – elas são cultivadas no Golfo do México, no Atlântico e em algumas regiões do Pacífico – estes moluscos vivem num ambiente de menos oxigênio do que seus primos mais popularmente consumidos e, portanto, filtram mais água para captar os nutrientes que precisam. Por sua vez, eles podem ingerir mais vírus e bactérias, incluindo hepatite A, febre tifoide e disenteria. Se for comê-las, informe-se sobre sua origem, e evite as que vieram e águas chinesas, pois elas já foram responsáveis por surtos de hepatite por lá.
1. Fugu
Talvez o prato mais conhecido da nossa lista, delicadas lascas de baiacu podem ser servidas somente por chefs altamente treinados por causa de seus órgãos internos – especialmente seu fígado, intestinos e ovários – que contém altas concentrações de um composto chamado tetrodotoxina, que causa paralisia e pode ser fatal se ingerido. A especiaria contém apenas uma pequena porção da substância potencialmente letal, que é 1.200 vezes mais tóxica que o cianeto. Isso é que é jantar emocionante!
Sobre Danilo Barba
Danilo Barba é músico e jornalista pós-graduado em Negócios Internacionais pelo George Brown College de Toronto. Bloga sobre Sexo Oposto no Yahoo Mulher. No Insta e Twitter: @dambarba
[+] Artigos de Danilo Barba
Danilo Barba é músico e jornalista pós-graduado em Negócios Internacionais pelo George Brown College de Toronto. Bloga sobre Sexo Oposto no Yahoo Mulher. No Insta e Twitter: @dambarba
[+] Artigos de Danilo Barba