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Ligou, chegou

Agora a moda é ficar em casa. Sensação nas grandes cidades, o delivery de bebidas chegou para ficar

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Poucas situações são tão desagradáveis quanto dar uma festa e de repente, ao abrir a geladeira, não encontrar uma mísera garrafa de cerveja. O medo de contar aos amigos ou de sair procurando algum lugar aberto no meio da madrugada toma conta do sujeito. Porém, para felicidade geral da nação, uma nova moda invade aos poucos os grandes centros, o serviço de entrega de bebidas. 

Em sua maioria gerenciada por jovens na casa dos 20 anos, amantes de uma boa cervejinha e que já sofreram com a escassez do produto, estas empresas agitam ainda mais a vida noturna das principais cidades do país. O boom começou em meados de 2010, quando gigantes da bebida como a Brahma demonstraram interesse no setor. 

"Tivemos a ideia em 2008, depois de alguns produtos terem sobrado em uma festa. Para não ter prejuízo, decidimos vender as bebidas. Certamente essa é uma prática comum em algumas festas, mas veio à tona a possibilidade de entregá-las em casa. No ano seguinte, vimos a ideia ser aplicada em outros estados e, com isso, notamos que era factível criar o delivery em São Paulo, por ser o principal mercado brasileiro," conta Jefferson D'Angelo, um dos fundadores do Boteco Delivery, criado em 2011 e que conta com quase dois mil amigos em sua página oficial no Facebook. 

Eureka!

É preciso tirar o chapéu para os responsáveis por esta ideia, principalmente as pessoas que vivem em metrópoles como São Paulo, onde a procura por uma mesa de bar se torna uma verdadeira odisseia. Em uma sexta-feira qualquer não é difícil encontrar grupos perambulando por bairros como a Vila Madalena, na capital paulista, ou a efervescente Lapa, no Rio, em busca de um boteco para o happy hour. 

O estresse é tão grande que juntar os amigos para beber em casa e jogar conversa fora nunca foi tão valorizado. Outro ponto que deve ser considerado é a Lei seca, que dificulta ainda mais a vida de quem gosta de uns tragos. 


"Os benefícios envolvem o conforto e segurança, ou seja, não há necessidade de ficar na fila do mercado – que nem sempre tem a bebida desejada e gelada –, evita blitz da Lei Seca e possíveis acidentes. As leis vigentes ajudam muito para o aumento da demanda, visto que dirigir embriagado é passível de prisão e apreensão do veículo e nem todo mundo quer se arriscar. Resumindo, reduzimos o trabalho do consumidor que deve apenas escolher, pedir e pagar, deixando de lado todos os outros riscos e desconfortos," explica Jefferson. 

Alternativa viável, porém cara, as lojas de conveniência também perderam um pouco de espaço com a chegada dos serviços de entrega. Na ponta do lápis funciona assim, um engradado com 12 cervejas sai em média 20 reais em um supermercado, nestas lojas, o mesmo produto pode custar até o dobro do preço. "As lojas de conveniência, que seriam uma saída para comprar os produtos, justamente por ficarem abertas durante a madrugada, praticam preços superiores, o que torna vantajoso pedir conosco," aponta Jefferson D'Angelo. 

Para quem não quer beber cerveja, existem outros serviços, com um preço um pouco mais elevado, que disponibilizam vinhos e outras bebidas. Simon Knittel, proprietário da Kylix Vinhos, apresenta um perfil de cliente que difere dos jovens, alvo de boa parte dos serviços de entrega. "Aqui não existe um horário onde a demanda é maior, entretanto costumamos vender bastante de tarde. Nossos vinhos tintos giram na faixa dos 50 aos 100 reais," afirma. 

Por ser um mercado relativamente novo, ainda existem algumas falhas, como o tempo das entregas. No caso de São Paulo, os vilões são o trânsito e também a distância entre os bairros. Como os próprios responsáveis reconhecem, sexta e por tabela os finais de semana, são os dias mais movimentados. 


"Normalmente a cidade fica caótica até 21 ou 22 horas, ou seja, os pedidos após esse horário acabam não sofrendo com o excesso de veículos na rua. Quanto à localidade, temos que ter em mente que São Paulo é uma cidade com cerca de 1,5 milhão de km², e no caso de uma entrega no limite de nossa área de cobertura, fica difícil fazer com muita agilidade. Geralmente a entrega é feita em uma média de 20 a 30 minutos," salienta Jefferson.  

É evidente que juntar os amigos para beber em um boteco ao livre e com uma bela paisagem é um dos bons prazeres da vida. Em todo o caso, com o aumento da população das grandes cidades e consequentemente a superlotação dos bares, beber no conforto de casa por um preço justo é uma boa alternativa. Nestes sites, em média, um engradado de cerveja sai por volta de 30 reais, mais a taxa de entrega. Para os que tiverem dinheiro no bolso, existem combos que oferecem diversos tipos de destilados e petiscos por cerca de 120 reais. Dá para perceber que este é um setor em pleno desenvolvimento. 

"Este tipo de serviço existe há algum tempo na Europa, nos Estados Unidos e até na Argentina. No Brasil ele não para de crescer e de tempos em tempos aparece um novo concorrente aqui em São Paulo, no Rio de Janeiro, na Bahia, em Recife ou em Curitiba," conta Jefferson D'Angelo.  

Vale alertar que apenas maiores de 18 anos podem comprar bebidas, mesmo pela internet. E claro, aprecie sempre com moderação. 

Serviço 

Boteco Delivery 

Funcionamento: De quarta a domingo, das 21h às 2h
Telefone: (11) 3641-6652

Kylix Vinhos

Endereço: Avenida Angélica, 681
Funcionamento: De segunda a sábado, das 10h às 23h
Telefone: (11) 3825-4422