Para uns mais cedo, para outros mais tarde: entre as grandes descobertas da adolescência do perfil urbano, como a pornografia e os discos do Pink Floyd, está o álcool. Assim como outras drogas, a bebida promove uma série de reações no organismo que proporcionam uma perspectiva alterada da realidade.
O álcool é um depressor do sistema nervoso central, o que significa que ele reduz a frequência de funcionamento do cérebro. Seus efeitos envolvem forte tontura, distorção do campo de visão, sonolência e aumento da libido. Já imaginou que beleza dirigir nesse estado? Não é a toa que a substância é amplamente servida nas baladas e pode se tornar um refúgio acessível àqueles que procuram um escape.
Quando ainda moramos com os pais, uma mera cerveja no boteco da esquina pode representar uma punição de horas de sermão. Por causa disso, a molecada prende a respiração, chupa balas e abusa no perfume quando voltam da balada, e alguns até desenvolvem ideias extremamente criativas e perigosas para a saúde para se livrar dos longos discursos.
Porém, um novo produto pode mudar essa situação. Pensando numa forma de obter os efeitos prazerosos do álcool sem provocar qualquer tipo de prejuízo à saúde, o cientista David Edwards e o designer Phillippe Starck desenvolveram o WA|HH Quantum Sensations - um spray bucal que deixa o usuário “bêbado” em segundos. Ao acionar o botão, o dispositivo borrifa uma pequena quantidade de álcool que é suficiente para produzir os efeitos da bebedeira por alguns segundos. O fabricante garante: “e não dá dor de cabeça”.
Além disso, a pessoa não perde os sentidos e fica somente com a lembrança da sensação e do aroma. Tudo acontece tão rápido que o cérebro interpreta a situação como uma emoção passageira.
Cada cilindro contém 2 ml de álcool puro e libera cerca de 0.075 ml por borrifada - uma quantidade milhares de vezes menor do que a encontrada em qualquer drinque. A dupla de inventores define sua criação como uma maneira de curtir “os prazeres do álcool sem ter que se preocupar com consequências negativas”.
Quem aspira o vapor pela boca sente a cabeça ficar mais leve instantaneamente, uma sensação que passa tão depressa quanto começou. Sem previsão de chegada ao Brasil, o “brinquedo” atualmente sai por US$ 26 (sem encargos de importação) pelo site Le Laboratoire.
“Todo mundo precisa de um momento de leveza e distração, com a sensação de se sentir em outro lugar. No entanto, nossa sociedade e protocolos de diversão levaram ao excesso no consumo de bebidas alcoólicas como forma de placebo social. Sabemos quais são as consequências disso”, justifica Edwards.
Além do WA|HH, os norte-americanos também inventaram uma série de outros sprays com sabores, como café e chocolate - “uma explosão da sensação culinária”, garantem eles. Assim fica fácil fazer dieta, não?