Desde o lançamento do primeiro iPhone, a empresa do finado Steve Jobs decidiu inovar não só na tecnologia que oferece em cada produto, mas na maneira que os apresenta também. Afinal, Jobs era de fato um grande marketeiro. E deixou seu legado. Na última segunda, a Apple realizou o Worldwide Developers Conference, WWDC para os íntimos, seu evento anual e mais esperado por todos os applemaníacos. Lá, Tim Cook e toda sua equipe apresentaram as novidades para 2012 na família da maçã.
iOS 6
O ponto forte da apresentação foi a atualização do sistema presente em todos o iPods, iPhones e iPads do mundo. Com nada menos do que 200 novidades, os destaques ficam com o recurso “do not disturb” que, se ativo no período da noite, bloqueiam qualquer alerta que possa vir do aparelho. Diferente do “modo de voo”, o iPhone, no caso, mantém seu sinal de rede e pode, inclusive, receber ligações de números favoritos, mas sons, sms e outros barulhos de aplicativos que estão rodando no background do gadget não são mencionados. Um alívio. O facebook recebe mais atenção, com uma integração mais íntima, permitindo que apenas um login garanta acesso a todo aplicativo que tenha support à rede social. O FaceTime, a partir do iOS 6, pode ser usado entre cellular e usuário de iPad ou Mac.
Mac OSX Mountain Lion
Finalmente, integração com o iCloud, a nuvem da Apple, que organiza, sincroniza e faz backup de tudo que é possível em só lugar, sem cabos, sem fios, sem nada, a um clique. Essa foi a grande novidade do novo sistema que vai operar todos os Macs. Pela bagatela de U$S 19,99 (contra US$ 29,99 da última atualização) a nova versão que também leva nome de felinos rápidos e poderosos (uma alusão ao que a Apple oferece) ganhou um recurso que transcreve qualquer ditado por voz em texto. A ferramenta – que já existe em forma de aplicativo para iPhone, Disponível na App Store, chama ‘Dictation’ e poderá ser usada nos mais diversos aplicativos do sistema.
Maps 3D
Outra grande inovação da Apple, deixando de lado o Google Maps e aprendendo a andar com os próprios mapas. O service oferecerá navegação passo a passo e informações em tempo real sobre o trânsito nas principais vias que o usuário pesquisar, em imagem 3D e mais de uma opção de rota para chegar ao mesmo local.
Siri
Especula-se que a assistente virtual esteja mais inteligente do que na versao atual. Capaz de interpretar frases mais complexas e oferecer respostas mais completas, a Siri identificará, integrado ao Maps 3D, localização de restaurantes e pontos de interesse. Vale saber se ela vai entender o sotaque do usuário.
Macbook Pro
Com processador Intel i7 Ivy Bridge de até 2,7 GHz, até 16 GB de memória RAM, 768 GB de armazenamento e chips gráficos da arquitetura Kepler, da NVDIA, o “macbook da nova geração”, como foi descrito pela companhia, tem autonomia de 7 horas contínuas de uso, sem recarregar.
Além disso, o novo MacBook Pro terá compatibilidade, entrada HDMI, câmera HD FaceTime com 720p, cartão SD, duas entradas USB 3.0 e duas Thunderbolt. O modelo terá 15,4 polegadas, tela Retina de alta resolução (2880 x 1800) e será vendido por US$ 2.199 no modelo com 8 GB de RAM.