A gigante da tecnologia anunciou para a imprensa, em Las Vegas, durante um evento secreto à lá square party londrina, seu primeiro tablet para concorrer com o já queridinho iPad. Batizado de 'Surface', o gadget possui teclado próprio, o que o coloca em uma categoria híbrida: tanto computador como tablet. De acordo com o CEO da Microsoft, Steve Ballmer, ele simboliza software e hardware trabalhando juntos.
O Surface estará disponível nas configurações para Windows RT, com 9,3 milímetros de espessura e 676 gramas de peso e para Windows 8 Pro, com 10,5 mm de espessura e 903 gramas. A primeira versão terá 32 GB e 64 GB de HD e a para Windows 8 Pro, 64 GB e 128 GB. Além disso, possui um suporte na parte de trás para deixar o tablet em formato de tela, na posição vertical. O diferencial do aparelho é a opção de incorporar um teclado que também pode ser usado como uma capa protetora contra riscos. Esse teclado está disponível em dois formatos: multitouch com trackpad e outro com teclas e trackpad.
A estratégia
De acordo com o analista de negócios que presta serviços de consultoria para a empresa, Michael Cherry, é preciso competir com igualdade. "Se a gigante quiser proporcionar uma experiência completa ao seu usuário, deve investir também em hardware", disse.
Isso porque há anos a Microsoft especializou-se em vender apenas softwares, como foco para atingir um mercado muito maior, já que suas soluções de sistema operacional e outros programas podem ser licenciados e rodados em diversas máquinas de diferentes marcas. Entretanto, o crescimento afobado da Apple e a estimativa de vendas de iPad com 40% do market share até 2016 fez com que o CEO da pioneira em PCs entrasse na onda dos tablets.