Você que sempre sonhou ter um BMW, Volvo ou qualquer outro carrão de luxo, mas nunca teve dinheiro, agora tem uma chance maior de ter um desses em casa. Mas não na garagem e sim em algum cômodo da casa. É que o engenheiro mecânico e artesão israelense Ronen Tinman se especializou na reutilização da lataria e peças de carros e motos para a criação de mobiliários.
A matéria-prima de Tinmam é encontrada no ferro-velho, onde ele busca estruturas metálicas e qualquer tipo de acessório que desperte sua criatividade. Mas o mais importante é que a sucata venha com a logomarca da montadora. Em sua oficina, o israelense trabalha cuidadosamente cada peça, pois qualquer erro de cálculo pode comprometer todo o resultado final.
As peças com mais destaque na galeria do engenheiro são uma pia com gavetas feita a partir do capô de um Volvo 240, duas mesas de cabeceira com partes de um Citroën C4 e um Suzuki Swift, uma mesa de café de uma motocicleta Kawasaki ZX6, uma estante que teve como base o tampo da frente de um BMW e uma espécie de baú feito com o modelo 318, da fabricante alemã, um armário produzido a partir de caminhão Toyota e uma iluminária proveniente de uma moto da Honda.
Num momento em que se reciclam as coisas cada vez mais, Ronen Tinman entende que o reaproveitamento é o melhor caminho. "Meu trabalho é muito influenciado pela minha formação em engenharia mecânica. A forma como eu vejo cada peça danificada, cada deformação, só contribui para perceber o mundo. E essa sabedoria eu tento incutir em cada peça de mobiliário. Estou convencido de que as sucatas podem ser reutilizadas, em vez de constantemente encontrar novas matérias primas para trabalhar”, afirma.
Até o momento, ele ainda não criou uma loja nem estipulou preços. Mas se tiver interesse em alguma peça, você pode entrar em contato com ele através de seu site para fazer uma oferta.