A Dafra resolveu se aventura num novo segmento e apresenta sua linha de e-bikes versáteis e elétricas. Três modelos darão início às vendas: o DBX, o DBL e o DB0.
A DBX é ideal para quem busca um transporte diário mais barato. Prático e com boa autonomia, ela foi projetada para médias e longas distâncias sem esforço. Com essa e-bike é possível percorrer até 42 quilômetros com apenas uma carga na bateria. A DBX é encontrada nas lojas da montadora a R$ 1.999,00. Já o modelo DBL se destaca por um design moderno e quadro em alumínio. Sua autonomia é de até 35 quilômetros e o valor é de R$ 2.490,00. Ambas possuem Sistema de Assistência ao Pedal (PAS) que garante gradativamente maior ou menor atuação do motor elétrico. O resultado é a maior facilidade para superar terrenos íngremes. Além disso, o ciclista pode optar por não pedalar e utilizar apenas o motor elétrico, útil em circuitos planos. DBX e DBL oferecem consumo de energia mensal similar ao de um abajur.
Já o modelo DB0 será comercializado exclusivamente nas lojas Polishop e o seu valor ainda não foi divulgado pela Dafra. Como vantagem, a DB0 é dobrável, o que facilita transportá-la também em trens e metrôs ou no porta-malas dos carros. Foi desenvolvida para quem busca a modernidade da bicicleta elétrica, mas também gosta pedalar. O modelo é assinado pelo designer norte-americano Robert Brady e criado pela taiwanesa DKCITY, empresa especializada nesse tipo de veículo.
A expectativa da montadora é aumentar a produção gradativamente até alcançar o patamar de 2.500 unidades vendidas ao mês. “Estamos criando uma nova unidade de negócios na DAFRA direcionada ao segmento de bicicletas elétricas, pois acreditamos na expansão desse setor no País. Para se ter ideia, estudos mostram que nos próximos anos a venda de veículos elétricos motorizados de duas rodas vai superar a de veículos elétricos de quatro rodas. E as e-bikes devem dominar esse segmento com 56%, superando as motos, com 43%, e os scooters, com 1%”, afirma Francisco Stefanelli, vice-presidente da DAFRA.
No Brasil, o segmento de e-bikes ainda aparece como uma alternativa para o trânsito das grandes metrópoles, porém em alguns países como a Alemanha, já é uma realidade constatada. Segundo estatísticas, em Berlim 400 mil pessoas utilizam bicicletas como meio de transporte, sejam elétricas ou convencionais. Na Bélgica, as empresas pagam € 0,21 para cada quilômetro que o funcionário rodar com bicicletas ao invés de carros, e o governo ainda dá vantagens fiscais às empresas que aderem a esse sistema.