Mais um gagdet para os fissurados nos produtos da loja da maça, o iPad mini tem processador e conexão sem fio mais rápidos que a versão anterior. A bateria dura dez horas e os modelos 16, 32 e 64 gigabytes de capacidade de armazenamento.
O produto marca a primeira entrada da Apple no segmento de tablets menores esperando se sobressair entre seus concorrentes da mesma linha, que são o Asus/Nexus 7, Amazon/Kindle Fire, Barnes & Noble/Nook HD, Samsung/Galaxy Tab 7.7, Toshiba/Excite 7.7, Positivo/Ypy, que conquistaram uma fatia do mercado que mostrou a demanda por um aparelho menor, obrigando a Apple a entrar no segmento.
O iPad mini é 53% mais leve e 23% mais fino que a versão tradicional, tem câmera frontal FaceTime HD, câmera traseira com 5 megapixels, opções de conexão 4G e/ou Wi-Fi, além do novo conector "Lightening", também menor.
A versão mais cara de 64GB custa US $659.
O presidente-executivo da companhia, Tim Cook, que apresentou o lançamento no imponente California Theater em San José, também falou sobre o sucesso do iPhone 5, o smartphone que vendeu mais rápido em todos os tempos.