Como negociar ações na bolsa? Um guia para quem quer aprender mais e não sabe por onde começar. Afinal, é seguro investir? gplus
   

Como negociar ações na bolsa?

Um guia para quem quer aprender mais e não sabe por onde começar. Afinal, é seguro investir?

Confira Também

Se você não investe porque não entende nada sobre o comércio de ações, é porque, na verdade, já sabe alguma coisa a respeito deste mercado. Na vida ou na bolsa de valores, a rentabilidade é sempre diretamente relacionada ao risco. Então como saber a hora certa de vender e comprar? 

De acordo com Shane Leonard, analista financeiro e CEO da Stockflare, um site que ajuda qualquer pessoa interessada em investir no mercado de ações, tudo depende do estilo de investimento. “Há investidores de valor querendo comprar companhias sólidas a preços baixos; enquanto investidores de crescimento buscam comprar negócios inovadores e que se movem rápido, embora reconheçam que eles têm seu preço (geralmente mais caro)”, explica.

Leonard observa que os sinais de comprar ou vender são diferentes para estes dois tipos de investidor. “Se você é um investidor de valor, vai procurar por empresas mal amadas, mas que são fundamentalmente bons negócios”, sugere o economista. “Você as compra logo que as encontra. Depois vende assim que todo mundo se apaixona pela a empresa.”
Se você é o investidor de crescimento, vai procurar por empresas que têm crescimento alto. “Você compra, mas só vai manter as ações se notar que o empreendimento está crescendo. A qualquer sinal de que a companhia está desandando, você provavelmente vai vender a sua participação”, garante Leonard.

Há também apenas duas formas de analisar o cenário. Com a análise fundamental, você observa o que a companhia faz, como ela se posiciona em meio aos competidores e o que os profissionais acham daquele negócio. “Esse é o investimento a longo prazo. Já com a análise técnica, você tenta prever uma tendência de curto prazo a partir de gráficos de negociação recentes. É especulação”, esclarece o CEO.

Veja a seguir 15 lições que você deve aprender antes de começar a comprar ações na bolsa de valores segundo Shane Leonard:

1. Investir no mercado de ações é simples, mas não é fácil!

2. É simples porque você deve comprar companhias que você gosta, entende e quer se tornar dono dela.

3. Lembre-se: quando você compra uma ação, você é dono de uma parte da companhia. O CEO e todos os funcionários agora trabalham pra você.

4. Se você tem qualquer dúvida sobre o negócio, dê no pé. Melhor perder algo que não se compreende do que ter dúvidas. Se você insistir, estará apenas apostando e esperando pelo melhor.

5. Investir não é fácil porque somos seres humanos. Somos tentados a seguir as ações mais visadas de empresas que acabaram de abrir o capital na bolsa (conhecidas como hot stocks), agir impulsivamente e nos preocupar se os preços vão cair depois de comprarmos.

6. Você precisa comprar pensando no longo prazo. E reconhecer que os mercados oscilam o tempo inteiro.

7. Investir não se trata de “quanto tempo” antes de obter lucro. Qualquer um que lhe disser que você pode fazer lucro rápido é um mentiroso. Pior: estão atrás do seu dinheiro, já que provavelmente vão lhe oferecer a “fórmula secreta”.

8. Ao contrário dos estereótipos, o investidor de longo prazo não precisa observar seu portfolio diariamente, toda semana ou mesmo mensalmente.

9. Se você investir em negócios de qualidade, eles vão andar sozinhos.

10. Faz sentido ler jornais de economia e checar as principais métricas dos negócios pelo menos uma vez por trimestre.

11. Fundos de investimento são todos ruins. Não porque seu desempenho é ruim (que é o mal da maioria deles). Mas porque suas taxas são altas.

12. Se você paga 1.5% ao ano para um fundo de investimento versus uma taxa de 0.5% para comprar ações (ou acompanhar o índice), suas economias serão 30% menores quando você se aposentar. Todo aquele 1% extra de taxas acaba se acumulando com o tempo.

13. A melhor coisa a fazer é simplesmente comprar um fundo de índice que siga o mercado. Não tente vencê-lo, apenas siga-o.

14. Investir não tem que ser divertido. Se você considera atividade uma espécie de jogo, está especulando – e os mercados vão levar seu dinheiro.  

15. Mas investir pode ser excitante e gratificante. Mais uma vez, quando você compra uma ação você é dono de parte daquela companhia. Participar de marcas que salvam e melhoram vidas através de ideias inovadoras pode ser uma experiência sensacional.

Finalmente, vale ter em mente que só existe uma maneira de obter lucro, e isso é senso comum:

- Começar a investir cedo na vida. A poupança vai render com o passar das décadas.

- Pagar o mínimo de taxas quanto puder. Lembre-se: os banqueiros vivem do seu dinheiro.

- Não especule e evite entrar em pânico diante de uma queda brusca. O mercado sempre se recupera com o tempo.

- Invista apenas naquilo que você compreende.


Danilo Barba