Para sempre cool Você faria qualquer coisa para ser admirado por sua personalidade? Aprenda com as caras e bocas de grandes astro do cinema gplus
   

Para sempre cool

Você faria qualquer coisa para ser admirado por sua personalidade? Aprenda com as caras e bocas de grandes astro do cinema

Confira Também

O que é ser cool? Talvez mais interessante que a definição da palavra em si seja o desejo apressado de muitos, que antes de conhecer o significado, fariam qualquer coisa para serem apontados como tal. Bem antes de alcançar as telas de cinema e provocar a burguesia, a palavra nasceu nas rodas de jazz dos negros norte-americanos, durante o início do século XX, como gíria sinônima ao adjetivo "elegante", segundo o Etymology Dictionary.

Embora haja aqueles que encontrem na etiqueta de uma roupa de marca a sensação de ser cool, no geral, hoje em dia ser "o cara" significa ser admirado esteticamente, ou por sua aparência e atitude – mas aqui convém olhar para trás. Além das conotações variadas e da mudança no significado do cool com o tempo, já houve épocas em que a palavra chegou a ser compreendida como algo negativo.

Para aqueles que desejam se aprofundar no assunto, o livro Fica Frio, Uma Breve História do Cool é uma ótima pedida. Nele o publicitário Renzo Mora descreve e analisa as atitudes de celebridades como Elvis Presley e Miles Davis, chegando à conclusão de que o cool está longe de ser comprado. A partir da obra, Mora coloca a postura descolada como um ato de rebeldia, onde o importante é conseguir escapar das "armadilhas" publicitárias que regulam o comportamento.

Se um dia Andy Warhol (1928-1987) disse que “no futuro, todas as pessoas terão seu 15 minutos de fama”, seu palpite acertou na mosca o que vivemos nesta geração. Afinal de contas, já temos até ferramentas online que medem seu grau de influência nas redes sociais, como o Klout: agora é possível provar com números quando e o quanto se é “o legal”. No entanto, com tamanha acessibilidade, alcançar somente a fama não é mais suficiente – o platô do momento é ser cool.

É claro não há receita mágica para obter esse reconhecimento espontâneo de singularidade. Mas, por outro lado, alguns homens deixaram um legado de atitude anacrônico capaz inspirar qualquer pobre de espírito – apesar dos anos e das linhas que ganharam no rosto, continuam mais cool do que nunca. Confira o álbum de fotos e comprove!