Após nove temporadas atuando pelo Real Madrid, Cristiano Ronaldo anunciou que deixaria o clube merengue e partiria em busca de novos ares, desta vez em Turim, na Itália. A Juventus, hegemônica no Calcio, fisgou o atacante português para subir o nível técnico da equipe e chegar ainda mais competitiva na busca pela taça mais importante da Europa, a "Orelhuda" da Liga dos Campeões.
Logo que se apresentou ao novo clube, no último dia 16 de julho, em entrevista coletiva, Ronaldo citou a felicidade que sentia pelo passo dado na carreira e ressaltou a plenitude de sua forma física. "Muitos estão acabados com 33 anos, eu não.", disse ao responder os jornalistas.
LEIA TAMBÉM
Os testes físicos feitos quando Cristiano chegou à "Velha Senhora" revelaram que o atacante português possui, aos 33 anos, condições atléticas de um jogador de 20 anos de idade.
De acordo com o jornalista italiano Matteo Bonetti, os exames de Ronaldo indicaram 7% de gordura corporal - enquanto a média de um jogador de sua idade é de 10%; além disso, 50% de seu corpo é composto por massa muscular - seria comum, em pessoas de sua faixa etária, ter 46%.
Outro dado que chama atenção é o desempenho atlético de CR7 na Copa do Mundo da Rússia. O jogador português, eliminado nas oitavas de final, atingiu a velocidade de 34 km/h na partida contra a Espanha e se tornou o atleta mais rápido da competição, deixando para trás nomes famosos - e jovens - pela agilidade, como o francês Kylian Mbappé e o inglês Raheem Sterling. Recentemente, Cristiano também se destacou por saltar cerca de 2,10 m ao fazer um golaço de bicicleta em cima de Buffon, nas quartas de final da última Liga dos Campeões.
O QUE FAZ CR7 "REJUVENESCER"?
Após começar a colecionar prêmios de melhor jogador do mundo e atingir a marca dos 30 anos de idade, em 2015, muitos já começaram a apostar na queda física e técnica do astro. A "resposta" dada pelo português foi através de mais títulos e recordes batidos - três Champions, uma Eurocopa inédita, e algumas artilharias. Quando será o declínio discutido, é difícil saber. Cristiano cuida de dois fatores que considera vitais para o auge: o corpo e a mente.
Ronaldo enxerga na força mental o início e o meio para melhorar o desempenho técnico e atingir as conquistas. A mentalidade vencedora, mesmo após tantos títulos, lembra a de um jogador iniciante, que ainda não possui troféus na prateleira. O português também se alimenta de novos desafios, se incomoda com o comodismo e sempre mostrou isso ao longo da carreira.
Despontou profissionalmente no Sporting, partiu então para o Manchester United, e, mesmo vencendo a Liga dos Campeões pelo clube inglês e se tornando melhor jogador do mundo pela primeira vez, testou seus limites em Madrid. Agora, já mais maduro e cheio de taças, vai a Turim aumentar seu legado.
O CORPO DA MÁQUINA
Cristiano Ronaldo não ingere bebidas alcoólicas - pela profissão e pela repulsa ao que fez de seu pai um alcoólatra. É um dos últimos a deixar a sessão de treinamentos e um dos primeiros a sair das festas de gala que comparece para receber premiações.
Sua alimentação é tão regrada que gerou até motivo de piada do ex-companheiro de Manchester United, Patrice Evra. "Meu conselho é que, quando Cristiano convida você para comer em sua casa, diga não. Na mesa, só tinha salada, frango e água. Sem suco. Começamos a comer e eu pensei que viria alguma carne depois disso, mas nada...".
Ronaldo até possui em sua residência uma esteira usada pela NASA - agência espacial norte-americana, que "reduz" 80% do peso do corredor, além de aliviar impactos. Sua paixão pelo exercício físico transcende o esporte de alta performance, e a busca contínua pela excelência é potencializada por sua força mental. A vontade de vencer e se tornar o melhor não apenas faz de Cristiano Ronaldo um craque, mas também o rejuvenesce. De acordo com as palavras do português, não basta apenas qualidade técnica. "Sem disciplina, o talento não serve para nada", costuma dizer.
Sobre Rudiney Freitas
Apaixonado por livros, esportes, cinema, música, a vida e seus passageiros. No mundo do jornalismo porque gosta de se comunicar, até por sinal de fumaça.
[+] Artigos de Rudiney Freitas
Apaixonado por livros, esportes, cinema, música, a vida e seus passageiros. No mundo do jornalismo porque gosta de se comunicar, até por sinal de fumaça.
[+] Artigos de Rudiney Freitas