Parabéns, Corinthians! AreaH lista momentos marcantes do time onde surgiram craques como Rivellino, Ronaldo (goleiro), Luizinho Polegar e Zé Elias. gplus
   

Parabéns, Corinthians!

AreaH lista momentos marcantes do time onde surgiram craques como Rivellino, Ronaldo (goleiro), Luizinho Polegar e Zé Elias.

Confira Também

Dia 1 de setembro de 2011, o Sport Club Corinthians Paulista completou 101 anos de existência. Um dos clubes de mais tradição no Brasil (não tanto fora dele), e com uma das histórias mais ricas entre os times. Clube onde surgiram nomes como Rivellino, Ronaldo (o goleiro), Luizinho Polegar, Zé Elias, Casagrande e com passagem de grandes craques como Sócrates, Neto, Ronaldo Fenômeno, Tevez, entre tantos outros. O Corinthians chega ao seu 101º ano de vida ainda sem um estádio e ainda sem uma Libertadores da América, mas com um pseudo título de campeão do mundo da FIFA (que diga-se de passagem, é um dos campeonatos mais contestados da história do futebol).

Quando se ouve falar em Corinthians, sabe-se que atingimos um número enorme de pessoas, são mais de 30 milhões no “Bando de Loucos”, a segunda maior torcida do Brasil, atrás apenas do Flamengo, mas os corintianos afirmam que são os maiores do Brasil. Mas diga-se de passagem, se torcida ganhasse jogo, a China não perderia uma Copa do Mundo, fica a dica!

Aqui listamos alguns fatos da rica história do Timão (que na verdade é Timão não pelo fato do time ser realmente um super time, mas sim porque o escudo do clube lembra os objetivos que formam um timão de navio).

Paulistão de 1977 - Para muitos corintianos, o principal título do clube. Não pela expressão de um campeonato paulista, mas sim pelo longo período que o clube passou sem ganhar um título (23 anos), com gol de Basílio, depois de muito bate e rebate dentro da área, o Corinthians sagrou-se campeão em cima da Ponte Preta.

Bi-campeonato Brasileiro 98 e 99 – Com certeza, a melhor equipe do Corinthians de todos os tempos. Um time quase imbatível comandando pelo "profexô" Vanderlei Luxemburgo. Nesse período, ainda teve o arranca-rabo do treinador com o craque Marcelinho Carioca, que culminou no afastamento do jogador por algumas partidas, após o treinador pegar o craque com uma mulher no quarto da concentração. Nada que ofuscasse as ótimas campanhas do time nos dois anos.

Libertadores de 2000 – O Corinthians, que tinha um verdadeiro timaço (contava com jogadores como Gamarra, Rincón, Vampeta, Marcelinho, Ricardinho e Edílson), enfrentou o Palmeiras pelas semifinais da Taça Libertadores daquele ano. Dois jogos super equilibrados, que culminaram numa decisão por pênaltis. Aí, os dois jogadores mais badalados de cada equipe estavam frente a frente. Marcelinho cobraria o pênalti contra Marcos. O fim dessa história todos já sabem.

Libertadores 2003 – Dia do episódio “pega, pega, pega”, em que o técnico Geninho pediu para o lateral Roger, substituto do titular Kléber, marcar o meia D´Alessandro, do River Plate. Roger pegou, mas pegou firme demais e acabou expulso, D´Alessandro ainda marcou para o River Plate vencer o Corinthians em pleno Pacaembu, acabando mais uma vez com o sonho da torcida.

Campeonato Brasileiro 2005 – Foi um título sim, mas foi um título manchado, isso é um fato. O Corinthians tinha um grande elenco para o brasileirão. Jogadores como Mascherano, Carlos Alberto, Roger, Tevez e Nilmar faziam parte do elenco do clube no campeonato. Mas os escândalos de arbitragem, voltando algumas partidas que teriam sido compradas, fizeram  do Corinthians o maior beneficiado. Fora o jogo contra o Internacional no Pacaembu, o principal concorrente do Corinthians no campeonato, que foi nitidamente favorecido à equipe corintiana. Como bem disse Juca Kfouri, comentarista e corintiano: “O verdadeiro corintiano tem vergonha desse título!”

Corinthians 7x1 Santos – Em 2005, apesar do escândalo com a arbitragem, o Corinthians fez uma espetacular apresentação contra o Santos, que era o atual campeão nacional. Não teve tempo nem para respirar!Tevez e Nilmar trucidaram a defesa santista, que assistia atônita ao baile corintiano. O jogo foi tão marcante que até hoje, os torcedores do Timão, em todo jogo contra o Santos, levam uma faixa com os dizeres “Eterno 7x1”!

Rebaixamento – Em 2 de dezembro de 2007, Estádio Olímpico, Porto Alegre, RS, às 18 horas, horário de Brasília. Essa é a data mais triste da história do Sport Club Corinthians Paulista. O time entrou em campo contra o Grêmio precisando de uma vitória simples para poder continuar na primeira divisão. Jogo sofrido, melancólico e desastroso. O 1x1 rebaixava um dos maiores clubes do Brasil para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro. No outro jogo, o Goiás venceu e continuou na primeira divisão. Ao fim daquele jogo, fizeram uma pergunta para o volante Amaral, do Goiás: “Amaral, e o Corinthians?”, eis que Amaral, no alto de todo garbo e elegância, solta: “E o Corinthians se f...!”.

Contratação de Ronaldo Fenômeno – No início de 2009, o Corinthians fechou contrato com Ronaldo. Para muitos, um ex-jogador em atividade. Ronaldo não vinha bem no Milan e estava treinando no Flamengo há alguns meses, sem expectativa de voltar. O Corinthians foi atrás de Ronaldo e propôs a contratação. A ideia inicial do clube nem era tanto com Ronaldo entrar em campo, mas sim fortalecer a imagem do clube fora do Brasil e explorar o marketing que o nome do jogador proporciona. Foi sucesso absoluto. Além do mais, Ronaldo ainda brilhou no primeiro semestre de 2009, jogando muito e faturando dois títulos com o Timão.

Vendo esses fatos marcantes sobre a história do clube, só podemos desejar ao Corinthians um feliz aniversário atrasado, muitas felicidades, que o estádio realmente saia e que a tão sonhada Libertadores não precise ser aguardada até o aniversário de 200 anos!