Fenômenos de marketing do futebol Time não é banco, mas a arrecadação com o marketing esportivo em cima dos craques enche o cofre dos clubes. gplus
   

Fenômenos de marketing do futebol

Time não é banco, mas a arrecadação com o marketing esportivo em cima dos craques enche o cofre dos clubes.

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O assédio dos torcedores com os ídolos dos times de futebol move o marketing esportivo e faz dele um divisor de águas para vários clubes brasileiros, sem amadorismo e com muito foco nos lucros. Não é à toa que Ronaldo Fenômeno, a exemplo de si mesmo, pendurou as chuteiras e estendeu seus conhecimentos no tocante a faturamento com a comercialização da própria imagem para outros craques notáveis de várias vertentes dos esportes. 

Atualmente, os boleiros são mais garotos-propaganda que jogadores que trazem resultados significantes nos gramados. A arrecadação de bilheteria, a negociação na venda dos jogadores e a transmissão de TV passaram a ficar em segundo plano, o marketing reina absoluto. Selecionamos os maiores fenômenos do marketing esportivo. Acompanhe:

Pelé – Com certeza, o maior de todos os tempos, dentro e fora de campo. O atleta do século sempre foi astro de muitas campanhas publicitárias e tem até café com seu nome desde a década de 60. Até hoje, o Rei do futebol é estrela de campanhas publicitárias. Só para recordar, é o principal garoto propaganda do Banco Santander, que patrocina a Copa Libertadores da América, principal torneio do futebol sulamericano. Também é embaixador do renascido New York Cosmos, equipe que defendeu em meados dos anos 70 após deixar o Santos FC. Pelé também estrelou um comercial da TV por assinatura SKY, ao lado de Gisele Bündchen. Até hoje, é a personalidade do futebol que mais ganha dinheiro.

Ronaldo – Em 1996, Ronaldo (na época conhecido como Ronaldinho, aqui no Brasil) chegava ao Barcelona após ótima passagem pelo PSV, da Holanda. Seu talento em campo conquistou a torcida. Pouco tempo depois, o atacante firmou contrato com a Nike. A partir daí, sua carreira deslanchou. Ronaldo estrelou diversas campanhas. Por anos, foi garoto propaganda da TIM. Depois do escândalo com os travestis, perdeu esse contrato e logo já firmou novo contrato com outra empresa de telefonia, a Claro. Estrelou campanhas da Brahma, Hypermarcas e diversas outras. Em 2009, chegou ao Corinthians e além de jogador, foi usado pelo clube como garoto propaganda para alavancar a imagem da instituição no exterior. Ronaldo, mesmo depois de ter parado de jogar, firmou um contrato vitalício com a Nike.

Ronaldinho Gaúcho – A “beleza” exótica fez de Ronaldinho um dos principais fenômenos de marketing do mundo. O dentuço, no auge de sua forma, foi a principal estrela do Barcelona, melhor do mundo por dois anos seguidos. Com isso, o marketing em torno do jogador explodiu. Estrelando campanhas na Europa e Brasil, Ronaldinho Gaúcho ganhou muito dinheiro. Até o aparelho que ele usava nos dentes era motivo de comercial, como o que ele estrelou para a Oi, em 2006. Até hoje, mesmo que o jogador esteja defendendo o Flamengo, a camisa de Ronaldinho é uma das mais vendidas na Espanha, tamanha a febre que ele causou por lá. O Flamengo, assim como o Corinthians fez com Ronaldo, utilizou a mesma estratégia com Ronaldinho Gaúcho, para alavancar o marketing do clube dentro e fora do Brasil.

David Beckham – Provavelmente, o jogador que mais ganhou dinheiro com sua imagem no futebol. Beckham é até um jogador comum, nada de extraordinário. Mas seu porte físico e sua beleza o transformaram em modelo de marcas como Armani e Gucci. Beckham posava só de cueca, ilustrando outdoors em todo o mundo. Tanta fama, que o Real Madrid contratou Beckham mais por seu potencial de marketing do que pelo seu talento com o futebol. Quando David chegou à Madri, em uma semana, o número de camisas vendidas com o número 23 (camisa que usou durante o período no Real), superou o valor que o clube havia pagado pelo passe do jogador. Depois do Real, Beckham se transferiu para o Los Angeles Galaxy, onde foi cogitado até para estrelar filmes em Hollywood. O fato é, que com Beckham, o futebol nos Estados Unidos cresceu muito. Tanto que algumas estrelas européias também se transferiram para lá, caso de Thierry Henry.

Cristiano Ronaldo – Hoje, o maior garoto propaganda do mundo, citando jogadores de futebol. Cristiano é metrossexual, vai ao cabeleireiro, faz as unhas, usa roupas caras, anéis e brincos de diamantes, praticamente uma diva. Mas é visto como um ícone de beleza também. Super talentoso, o jogador é o popular marrento, o que acaba atraindo as mulheres e faz do astro a estrela de diversas campanhas. Cristiano é um dos diversos jogadores que tem contrato com a Nike e também é modelo da marca Armani. Recentemente estrelou, inclusive no Brasil, a campanhas dos produtos Clear Men. Se em campo, Ronaldo não consegue superar Lionel Messi, fora dele, ganha de goleada.

Diversos outros jogadores também poderiam ser citados como fenômenos de marketing, casos de Lionel Messi, Kaká, Ljungberg, Ibrahimovic, Fabio Cannavaro e hoje, o garoto Neymar, do Santos, mas com certeza, esses cinco citados estão em outro patamar.