Pênalti. A penalidade máxima do futebol. Praticamente um gol garantido, já que quando acontece um pênalti, os jogadores comemoram como se o gol já tivesse sido marcado.
Grandes acontecimentos do futebol aconteceram em lances de pênalti. Como por exemplos, os milésimos gols de Pelé e Romário.
Mas e quando o jogador erra? Até aí tudo bem, pois errar é humano. Mas e quando esse erro chega ao ponto de tornar essa façanha inesquecível?
Que torcedor brasileiro não se lembra do pênalti perdido na final da copa de 1994 pelo italiano Roberto Baggio, que rendeu o Tetra campeonato mundial à seleção brasileira?
Atualmente o jogador Elano, do Santos e da seleção brasileira, ficou marcado pelos torcedores por errar dois pênaltis seguidos de maneira escrota.
Veja e relembre alguns dos pênaltis mais toscos das história do futebol.
1 – Goleiro salvador, mas nem tanto
O goleiro marroquino Khalid Askri defende o pênalti e sai comemorando, batendo no peito numa alusão a “Eu sou o cara”, beijando o escudo do clube. Mas o inesperado acontece, a bola toma um efeito e acaba entrando, deixando o arqueiro completamente atônito.
2 - Brasil errando 4 pênaltis seguidos
O Brasil enfrentou o Paraguai numa disputa de pênaltis na Copa América e conseguiu a proeza de errar TODAS as cobranças.
3 – Elano piorando o “impiorável”
Após o fiasco da seleção na Copa América, Elano teve outra chance de se redimir numa cobrança de pênalti com a camisa do Santos, que jogava contra o Flamengo. Maaaaaaaas...
4 – Roberto Baggio e o presente para o Brasil
Ótima lembrança para os brasileiros. A cobrança de Roberto Baggio que rendeu o tetra campeonato da seleção brasileira em 1994.
5 – A cavadinha falha de Neymar
Neymar tenta cavadinha estilo Loco Abreu na final da Copa do Brasil 2010, mas o goleiro Lee, do Vitória já esperava e fica parado no meio do gol.
6 – Paradinha, queda e cartão amarelo
O jogador egípicio Sayoud tentou dar a proibida paradinha, tropeça bizonhamente, perde o pênalti e ainda leva cartão amarelo.
7 – O pênalti mais fraco da história
William, do Botafogo, parte para a cobrança de pênalti contra o Fluminense, deslocou o goleiro, mas chutou a bola com tanta força que ela quase não chega no gol.
8 – Um míssil para o espaço
Anderson Lima, do São Caetano, corre para a cobrança do pênalti contra o Palmeiras, tropeça e bola vai para o espaço.
9 – Palermo e sua obra prima no futebol
Os três pênaltis perdidos por Martin Palermo pela seleção argentina. Motivo de risadas dos brasileiros por anos. Obrigado Palermo!
10 – “Eu quero ser Cruyff” FAIL
Pires e Henry, do Arsenal, tentam fazer uma jogada ensaiada na hora do pênalti, assim como Johann Cruyff fazia antigamente. Mas a finalização não ficou nada legal.
Vendo essas "maravilhosas" demonstrações de categoria, pode-se afirmar que pênalti nem sempre é uma garantia de gol, mas pode ser uma garantia de boas risadas.