Antigamente quando um jogador chegava perto dos 30 anos já era descartado pelo clube, porém com o avanço da medicina esportiva nos últimos tempos, os outrora vovôs dos gramados são peças fundamentais de times grandes do Brasil e Europa. O AreaH listou os 10 mais.
10ª - Javier Zanetti - O eterno capitão de 38 anos é o jogador que mais vestiu a camisa da Inter de Milão, com 700 partidas, Zanetti desembarcou na Itália em 1995, vindo do clube argentino Banfield. O jogador é um dos nomes mais importantes da história do clube, além de ser querido por todos os torcedores da Inter por sua lealdade e dedicação. Podendo atuar tanto nas laterais como no meio, Javier Zanetti também é o recordista de aparições com a camisa da seleção argentina.
9ª - Francesco Totti - Com 35 anos e idolatrado pelos romanistas, Totti é um dos principais nomes do futebol italiano das últimas duas décadas. Considerado um dos grandes meias já revelados pelo país, o atleta venceu a Copa de Mundo em 2006. Jogador da Roma desde 1992, o capitão Totti conquistou o Campeonato Italiano em 2001. Por enquanto não existem sinais de que o veterano vá se aposentar, muito pelo contrário, recentemente ele declarou ter o sonho de ser treinado por José Murinho. Será que dá?
8ª - Brad Friedel - É muito comum que os goleiros atuem por mais tempo do que os chamados jogadores de linha, porém o caso deste americano é um pouco diferente. No alto de seus 40 anos, Friedel segue brindando o público com boas atuações, seu currículo é de dar inveja, o goleiro participou de três copas do mundo e defendeu clubes como Liverpool, Newcastle e Galatasaray. Atualmente o experiente Brad Friedel joga pelo Tottenham Hotspur, que figura entre as principais forças do campeonato inglês.
7ª- Filippo Inzaghi - Com 38 anos, Pippo, como foi apelidado carinhosamente pelos torcedores, é uma espécie de talismã para o Milan. Conhecido por gols quase sempre no fim das partidas, Inzaghi é o maior artilheiro da Liga dos Campeões da Europa, com 70 tentos. Mesmo quase quarentão, o atacante garantiu que não passa ainda por sua cabeça deixar os gramados.
6ª - Juninho Pernambucano - Aos 36 anos e ídolo do Vasco da Gama, Juninho foi um dos destaques da campanha do clube cruzmaltino no último campeonato brasileiro. Fora do país o meia também é respeitado, já que no Lyon, time que defendeu de 2001 a 2009, Juninho ganhou nada mais que sete campeonatos franceses seguidos. Em 2006 o atleta também disputou a Copa do Mundo, tendo participado de três partidas e marcado um gol.
5ª - Raúl Gonzáles Blanco - Simplesmente Raúl, o atacante de 34 anos é o maior artilheiro da história do Real Madrid e também um dos principais nomes de todos os tempos do clube espanhol. Com mais de 300 gols em quase 800 jogos, Raúl deixou o Madrid em 2010 e se transferiu para o Schalke 04 da Alemanha, onde segue marcando. O artilheiro ainda é conhecido por sua comemoração característica, beijar a aliança ao marcar um gol.
4ª - Alessandro Del Piero - Sinônimo de gols, Del Piero é ídolo máximo da Juventus, com mais de 700 jogos, Ale está em sua última temporada pelo clube. Aos 37 anos, é claro que o jogador não conta com a velocidade do auge de sua carreira, porém continua protagonizando belos lances. Del Piero fez parte da seleção italiana campeã do mundo em 2006.
3ª - Clarence Seedorf - Quatro vezes vencedor da Liga dos Campeões da Europa, Seedorf é um dos jogadores mais completos revelados pelo futebol holandês.
Ao longo de sua carreira, o meia de 35 anos defendeu as cores de alguns dos principais clubes do planeta, como Ajax, Real Madrid e Milan, onde está desde 2002.
2ª - Rogério Ceni - Mil jogos, cem gols, estes são motivos que justificam o vice-campeonato para o goleiro artilheiro. Com a carreira toda dedicada ao São Paulo, Ceni ainda é o principal nome do clube dentro de campo. Seu currículo conta com três brasileiros, duas Libertadores, sendo uma como titular e capitão e um Mundial de Clubes. Alguns garantem que depois de se aposentar Rogério será presidente do São Paulo.
1ª - Ryan Giggs - Talvez o melhor 'tio' em atividade no momento, Giggs é o jogador com maior número de aparições com a camisa do Manchester United, são quase 900 jogos. Sua lista de recordes não termina por aí, o galês também é o jogador com o maior número de condecorações no futebol inglês, com 14 títulos nacionais. Famoso por atuar na ponta-esquerda, aos 38 anos Giggs foi descolado para o meio, onde continua desenvolvendo um bom papel.