Apesar de ser ainda um acessório (erroneamente) muito mais relacionado a pessoas mais velhas, a boina ganha mais adeptos a cada dia, entre artistas, empresários e hipsters. Originalmente utilizada por soldados europeus como alternativa aos gorros, hoje a boina tornou-se uma peça capaz de acrescentar aquele estilo clássico e tradicional a qualquer visual casual ou social de maneira simples, quando bem usada.
Veja também - 6 dicas de como usar gorro masculino
Para os dias mais frios, a boina pode ser um acessório muito útil na hora de montar o visual ao dar um toque de elegância, seja com terno e gravata ou camiseta com jaqueta. Da mesma maneira de bonés, chapéus ou gorros, as boinas possuem algumas recomendações para quem quiser adotá-la sem errar.
Ficou interessado em adotar o acessório no seu visual? Confira abaixo algumas dicas de como escolher e usar a boina certa para você, sem parecer que você é aquele "tiozão" das antigas:
O MODELO DE BOINA QUE MAIS COMBINA COM VOCÊ
Assim como qualquer outro acessório, as boinas possuem diversos modelos entre os quais escolher de acordo com o gosto pessoal de cada um. Os modelos militar, escocês, italiano, francês e espanhol são os principais e cada um possui características que acrescentam estilo ao visual com praticidade. Veja qual deles mais combina com você e comece a usar!
COURO, LÃ, ALGODÃO, SARJA OU CROCHÊ?
Além dos modelos, variam também os materiais dos quais as boinas são feitas. Nos dias mais frios, as boinas em couro e lã são as mais recomendadas, pois esquentam mais. Para dias mais amenos, nos quais você quiser apenas usar o acessório pelo estilo, prefira algodão ou a sarja. Já as de crochê é melhor manter bem distantes da sua cabeça se você não quiser arruinar seu visual por completo.
EVITE ESTAMPAS OU CORES MUITO CHAMATIVAS
Como a moda masculina costuma dar mais preferência aos itens mais neutros e menos chamativos, evite estampas ou padrões na sua boina e prefira as lisas. O xadrez, por exemplo, pode fazer parecer que você roubou o acessório do seu avô. Dê preferência às cores preta, cinza ou marrom e evite o branco, pois suja fácil.
PROCURE COMBINÁ-LA COM OUTROS ACESSÓRIOS
Apesar da boina em si já ser um acessório, é possível aumentar sua eficácia com alguns outros itens de estilo. Óculos escuros, por exemplo, dão um toque muito mais casual e jovial à boina e a quem a usa. Cachecóis também são recomendados, desde que sigam o tom neutro da boina. É possível combiná-la até mesmo com a gravata que você usar para trabalhar.
AO SAIR, PROCURE USAR BOINAS MAIS NEUTRAS
A boina é uma peça muito versátil que cai muito bem em ocasiões informais e descontraídas com tranquilidade. Ao sair, por exemplo, para dar uma volta, fazer uma viagem ou ir ao cinema, uma simples boina na cabeça pode ser a diferença entre um visual desleixado e um moderadamente elegante. Aqui, vale a dica de combinar a peça com os outros acessórios e escolher tons mais neutros e que não chamem tanta atenção para a parte superior do seu corpo.
PARA TRABALHAR, COMBINE A BOINA COM O TERNO
Além de ser um acessório ideal para ocasiões mais informais, a boina é também uma peça ideal para aquele "visual de escritório". O truque aqui é procurar combiná-la com o restante da roupa, seja um terno ou um casaco. Lembre-se que dentro do escritório você provavelmente deverá tirar a boina durante o expediente. Combinar a boina com a gravata é outra forma de utilizar a peça com estilo.
PODE USAR BOINA NO CALOR? SIM!
Apesar da boina ser mais utilizada em dias frios, que exigem algo mais robusto na cabeça para proteger-se contra o frio, a peça pode ser adaptada para os dias mais agradáveis e ainda dar aquele "up" no visual mais simples de jeans e camiseta/camisa. Em vez de escolher por um tecido mais quente, melhor optar por um mais leve, que não esquente demais durante o dia, como as boinas de algodão ou até mesmo as de sarja.
Sobre Luis Carvalho
Nerd full time, viciado em literatura, HQs, games, filmes e séries, descobriu o amor pelo jornalismo ao perceber que não sabia fazer contas.
[+] Artigos de Luis Carvalho
Nerd full time, viciado em literatura, HQs, games, filmes e séries, descobriu o amor pelo jornalismo ao perceber que não sabia fazer contas.
[+] Artigos de Luis Carvalho