Uma peça de vestuário útil para qualquer homem em dias mais frios, o casaco possui suas próprias variações de modelo de acordo com diferentes estilos e necessidades. Baseados nas camisas de mangas compridas, os casacos têm uma longa história até chegar à peça da moda masculina como os conhecemos hoje.
VEJA TAMBÉM
Quer saber qual casaco escolher para esquentar você nesse inverno? Confira quais são os diferentes modelos e inspire-se para criar seu visual ideal para enfrentar o frio com muito estilo.
CASACO CHESTERFIELD (CHESTERFIELD COAT)
Considerado o modelo de casaco mais formal, o Chesterfield foi criado por volta de 1800 na Inglaterra e era bastante utilizado pelos aristocratas da época. Por aqui, o casaco ficou conhecido simplesmente como sobretudo e lembra bastante um blazer alongado. É indicado tanto para ocasiões formais quanto informais, por combinar muito bem com ternos e com uma simples combinação de jeans e camiseta. Na maioria das vezes é feito em tweed, mas a lã também é um material recorrente. Apesar do preto e cinza serem as cores mais comuns, é possível encontrar em marinho, marrom e vinho.
CASACO DUFFLE (DUFFLE COAT)
Originário da cidade de Duffel, na Bélgica, esse casaco é bastante popular atualmente devido suas origens militares. Durante a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais, o casaco Duffle fez parte do uniforme dos oficiais da Marinha Real Britânica, o que justifica seus característicos fechos de madeira, desenhados para permitir que fossem abertos e fechados rapidamente mesmo ao usar luvas em alto mar. O tecido original era a lona, mas hoje é possível encontrar o casaco Duffle também em lã, algodão, sarja e muitos outros. Originalmente em marinho e camelo, hoje é comum encontrar nas cores vermelho, amarelo e verde militar.
PARKA
A tradicional Parka foi criada pelos povos indígenas do ártico para proteção contra o intenso frio da região durante expedições de caça e originalmente era feita com pele de focas. Casaco comprido, com tecidos grossos e quentes, sua característica marcante é o capuz com pelos e em tons arenosos. Com versões em nylon, moletom, jeans e até mesmo tricô, seu comprimento pode chegar até metade da coxa. Apesar das cores mais tradicionais serem o verde militar e o cáqui, é possível encontrar modelos em vermelho, marrom, cinza, preto e vinho.
PEA COAT
Sem origem específica, mas popularizado por marinheiros holandeses que os utilizavam para suportar as adversidades da vida no mar, o casaco Pea Coat tem como principais características o o abotoamento duplo, lapela larga, bolsos na altura do tórax e comprimento até o final do dorso. Até hoje encontra-se modelos com âncoras desenhadas nos botões, fazendo referência ao seu passado marítimo. Tradicionalmente feito de lã rústica, as versões mais atuais são feitas em sarja, gabardine, jeans e até moletom. Tem o azul como cor original, mas o preto ganhou respeito e hoje é tão popular quanto, o que não impede de encontrar modelos em verde, marrom e beje.
TRENCH COAT
Feito originalmente com tecidos impermeáveis, o uso do casaco trench coat remete desde meados de 1850, porém foi com o uso do exército Britânico e Francês na Primeira Guerra que ele se popularizou - daí o nome, que significa "casaco de trincheira". Suas principais características são abotoamento duplo, lapela larga que se cruza no peito quando totalmente fechada, bolsos na altura da cintura e cinto para ajudar a manter casaco fechado e acinturado. Feito originalmente em gabardine, hoje é comum encontrar versões do casaco em couro, sarja, jeans e lã. Apesar de sua cor mais tradicional ser o bege, a Burberry hoje faz casacos de todas as cores.
CASACO CORTA VENTO (RAINCOAT)
Casaco leve, impermeável e ideal para enfrentar a queda de temperatura, o raincoat pode variar entre diferentes estilos. Por ser um casaco pouco volumoso, é possível guardá-lo em qualquer bolsa ou pasta para ir trabalhar. Em muitos casos são feitos de tecidos sintéticos como o nylon, mas já existem versões em material de alta tecnologia que são impermeáveis e não amassam, tonando-se a opção ideal para levar dobrado em uma mochila ou ser deixado no carro para uma emergência. O raincoat não tem uma cor tradicional ou original, então pode ser encontrado em qualquer cor, como branco ou amarelo.
Sobre Luis Carvalho
Nerd full time, viciado em literatura, HQs, games, filmes e séries, descobriu o amor pelo jornalismo ao perceber que não sabia fazer contas.
[+] Artigos de Luis Carvalho
Nerd full time, viciado em literatura, HQs, games, filmes e séries, descobriu o amor pelo jornalismo ao perceber que não sabia fazer contas.
[+] Artigos de Luis Carvalho