Durante a conferência anual da Macworld e da CES, um desfile de executivos visionários tentou chamar a atenção do público para seus novos produtos. Sim, tentou: mas parece que, para apresentar novas ferramentas high tech, você precisa se vestir a caráter.
Tudo porque estes empreendedores lembram mais estudantes universitários num dia de faxina no dormitório do que os titãs que realmente são. Longe das camisas e sapatos, eles preferem vestir calças jeans e camisas pra lá de mal ajustadas.
Embora os agasalhos de moletom sejam a “marca” de Mark Zuckerberg, cofundador do Facebook, outras figurinhas importantes como Biz Stone, do Twitter, e David Karp, do Tumblr, também estão no hall de magnatas que não dispensam as peças.
TERNO: ROUPA DE GARÇOM?
Sim, o Vale do Silício precisa de um upgrade! Querendo ou não, as roupas casuais já se tornaram uma “epidemia” no norte da Califórnia. “As únicas pessoas que realmente usam ternos são garçons e vendedores do varejo”, afirma o designer de roupas masculinas Patrik Ervell, que cresceu nas mesmas “quebradas” que a turminha bilionária. Ao que tudo indica, se vestir como quem não “está nem aí” faz parte do espírito anti-corporativo. No entanto, há uma enorme diferença entre a indiferença proposital e a preguiça escancarada.
TÔ NEM AÍ...MAS NEM TANTO
Pelo menos o icônico uniforme de Steve Jobs (gola rolê escura, jeans desbotado, e tênis New Balance cinza) demonstravam certo rigor -- sua imagem dava a impressão de que ele estava ocupado demais criando produtos revolucionários para se preocupar com uma gravata. “A maneira como Jobs se vestia era supericônica”, comenta Ervell. “Porém, o look de Zuckerberg apenas ‘soa’ juvenil”.
E a ideia de ter um moleque comandando uma empresa multibilionária não inspira muita confiança no mundo do business. Prova disso foi o comentário de um analista, que criticou as costumeiras “roupas de dormitório” de Zuckerberg. Sem dó do rapaz, ele declarou que sua escolha era pura “evidência da imaturidade” ao se encontrar com investidores, pouco antes de Mark abrir o capital do Facebook na bolsa.
BANHO DE LOJA NA “CALIFA”
Fato: não faz mais sentido que os executivos de tecnologia se vistam como se tivessem passado a madrugada digitando códigos de programação. Com a tecnologia ocupando um papel central na vida das pessoas, algumas figuras experientes da indústria já reconhecem isso. O cofundador do Napster e ex-presidente do Facebook, Sean Parker, um dos primeiros a promover o estilo “nerd milionário”, já vem optando aparecer com ternos italianos -- agora que trabalha com capital de risco.
Quando atinge certo ponto, o desleixo no código da indumentária masculina começa a soar como um desdém ao público. Tudo porque, se vestir de um jeito inteligente sempre foi uma forma de demonstrar respeito ao próximo. Afinal de contas, parecer um pateta enquanto se promove um produto maravilhosamente novo sugere que você não está nem aí pra ninguém -- inclusive para quem está comprando.