Desde que foi lançada no Brasil, em 2004, seis anos depois de sua estreia nas ruas europeias, a Honda CB 600F Hornet logo caiu no gosto do brasileiro e passou a ser desejada por pessoas de diversas classes sociais. Robusta, rápida e de uma incrível dirigibilidade, essa motocicleta do tipo naked – categoria destinada a motos sem carenagem, mas com motorização oriunda de superesportivas – ganhou diversos prêmios, inclusive o de “Moto do Ano 2008” e “Moto de ouro” (2009 e 2010).
A Hornet tem como característica marcante sua potência. Ela vem equipada com o motor DOHC de quatro cilindros em linha de quatro tempos refrigerado a água, o mesmo utilizado pela superesportiva CBR-600RR. A diferença é que o motor que equipa a Hornet é limitado eletronicamente e possui 102 cv, apenas 18 há menos do que sua “irmã”. O fato da CBR600RR ser recoberta por carenagem também a ajuda a romper com mais facilidade a tensão aerodinâmica e ter uma velocidade final elevada. De qualquer modo as duas são ferozes e, na hora de colocar a mão no bolso, o custo/benefício acaba por indicar a naked como uma excelente opção: R$ 33.800 é o custo da Hornet equipada com ABS. Já a CBR600RR também com ABS não sai por menos de R$ 50.900 reais.
O analista econômico Marcos Vinicius Perez Martinez teve duas e fala com empolgação sobre a motocicleta: “A Hornet não é só uma moto, é um estilo de vida. O torque dela é incrível. Anda junto com as motos maiores. A primeira marcha atinge 80 Km/h a 14 mil RPM”, disse Martinez. Porém o seguro é caro: “Tive as minhas de 2006 à 2008. Paguei algo em torno de R$ 30 mil nelas e o seguro ficava em cerca de R$ 6 mil reais”, confessou o analista. Porém, o seguro caro deu resultado no caso de Martinez, pois sua primeira Hornet deu perca total em um acidente com um amigo, a segunda, foi roubada em São Paulo. Ambas foram ressarcidas pela seguradora. Os roubos a essa moto é um dos fatores que mais afastam seus possíveis compradores, vez que o seguro é bem alto e a probabilidade de “perde-la”, também. Ela aparece no topo do ranking das mais roubadas, dividindo espaço com a CG, também da Honda.
Contudo, a Hornet é uma moto versátil, que vai bem nas estradas por sua motorização potente e nas cidades também se destaque por ser leve (193 Kg seca na versão com ABS) e fácil de manobrar. Como na maioria das motos, o condutor deve ficar atento ao tanque de gasolina, de 19 litros: “A minha tinha autonomia de cerca de 180 quilômetros com um tanque, fazia uma média de 10 quilômetros por litro”, contou Martinez.
Outro fator que faz essa 600cc se destacar é a vasta opção de personalização. Tanque de gasolina, escapamento, guidão, acento. Tudo pode ser alterado por peças com um design diferente e materiais como fibra de carbono. Também é possível cromar diversas partes aparentes do motor.
“Eu gosto da Hornet pelo seu estilo. Quem tem uma, sempre vai querer ter outra e, se não fosse pelo valor do seguro, eu teria tido outras motos iguais as que tive. É a moto para ter!”, finalizou Martinez.