A Peugeot entra cada vez mais no mercado latino-americano e lança, nos próximos anos, dois novos modelos no Brasil. O primeiro é o 308, que chega às concessionárias da marca francesa já neste mês. Já tem até propaganda com Gustavo Kuerten programada para estrear nesta semana na TV (veja aqui).
Em 2013, será a vez do modelo 208 chegar ao País. O carro será apresentado no Salão Internacional de Genebra, na Suíça, entre os dias 8 de 18 de março, junto com outros cinco novos modelos, que são a base dos produtos da Peugeot em 2012, principalmente para o mercado europeu. O brasileiro poderá ver o 208 de perto ainda este ano, no Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro.
Com o 208, a montadora francesa pretende dar sequência ao sucesso da série “200”, além de mirar a reconquista da liderança na categoria dentro do continente europeu. A previsão é vender mais de 550 mil unidades no ano em todo o mundo. O Peugeot 208 chega ao Brasil em meados de 2013 e se junta ao 207 como opção no mercado de compactos dentro do País.
Já o 308, chega respaldado pela boa aceitação do modelo 307, que teve mais de 80 mil unidades vendidas no País. A Peugeot pretende entrar na briga pelo competitivo mercado brasileiro de hatches médios. Lançado em 2007 na Europa, o modelo chega com certo atraso ao Brasil, mas já com as modificações de design sofridas ao longo desse período.
O carro que chega ao Brasil é fabricado em Buenos Aires, na Argentina, e traz alguns destaques, como o teto panorâmico e o maior porta-malas da categoria, com capacidade de 430 litros. O teto, feito de vidro CIELO, possibilita aumento da superfície envidraçada para 4,86 m², o que proporciona boa luminosidade interna. O espaçoso porta-malas ainda pode ser ampliado com a movimentação dos bancos traseiros.
MOTOR
O motor 1.6 tem bom desempenho. Atinge 100 km/h em pouco mais de 10 segundos (o modelo flex faz em 11s). A velocidade máxima é de pouco menos de 200 km/h nos dois modelos. O sistema Flex Start elimina o reservatório de gasolina do compartimento do motor, o chamado “tanquinho”, utilizado para realizar a partida a frio. Assim, permite uma resposta mais eficiente durante a partida. O sistema também oferece um controle da temperatura do combustível em todas as condições e evita o superaquecimento. O câmbio apresenta manual de cinco velocidades, além do Tiptronic com quatro possibilidades.
DESIGN
O Peugeot 308 tem estrutura interna parecida com o 407, um dos sedãs da marca. É bem espaçoso, tanto nos bancos da frente quanto nos traseiros. Conta com painel de instrumentos que possibilita boa visibilidade externa e integração dos equipamentos de navegação. O parabrisa acústico filtra os ruídos externos e dá mais conforto ao motorista.
O desenho externo traz algumas novidades, como o logotipo do leão diretamente na carroceria do carro, a exemplo do sedã 508, recentemente lançado na Europa. O capô tem dois vincos centrais e mais dois acentuados, que acompanham o design dos faróis. Nas laterais, não há frisos, mantendo a tendência limpa dos modelos mais recentes da Peugeot.
Outros destaques são as luzes compostas por pontos em LED de intensidade variável, o que permite uma identidade visual tanto de dia quanto de noite. Em formato bumerangue, tem integração com os faróis de neblina.
SEGURANÇA
O Peugeot 308 conta com rigidez de estrutura, já que é um carro robusto, característica dos modelos da marca. Na parte dianteira, há um reforço para absorção de impactos. As chapas do tipo THLE (alto limite elástico) em diversos pontos da carroceria garantem mais proteção.
O 308 conta com seis airbags (dependendo da versão). Na frente, o do condutor tem capacidade para 60 litros, enquanto que o do passageiro tem 90 litros. Nas laterais, são dois airbags de 10 litros cada, para proteger o tórax dos passageiros da frente. Além disso, são mais dois airbags do tipo cortina, para proteção da cabeça de todos os ocupantes do carro. O modelo ainda tem cinco cintos de segurança, todos com três pontos de fixação.
O sistema de freios tem anti-travamento (ABS). Há, também, um controle de estabilidade, que detecta e corrige perda de aderência em situações delicadas, como curvas fechadas, desvios de buracos e pisos escorregadios.
PREÇO
São três faixas de preço. A versão básica (Active), com ar-condicionado, direção assistida, airbag duplo, ABS, computador de bordo, trio elétrico, rodas de liga leve e rádio com entradas auxiliares, tem preço a partir de R$ 53.990.
A versão Allure parte de R$ 56.990 e tem ar-condicionado automático, rádio com mais recursos e retrovisor interno eletrocrômico (aquela telinha que ajuda a estacionar, entre outras coisas). Ainda na versão Allure, é possível conseguir um motor mais forte por R$ 59.990 e com o câmbio automático, por R$ 63.990.
Por R$ 70.990, a versão Feline, disponível somente sem o pedal de embreagem, conta com o teto solar panorâmico, as luzes de LED, airbags laterais e de cortina, além de controle de estabilidade.
O 308 da Peugeot tem três anos de garantia, além do serviço Assistance, que oferece cobertura gratuita em todo o país, 24 horas por dia. As revisões têm preços fixos em todas as concessionárias do Brasil.