"Ele é completamente novo, até o último detalhe. Não é sempre que, na área do desenvolvimento automotivo, você tem a oportunidade de começar com uma folha de papel em branco. Nossos engenheiros e designers aproveitaram ao máximo esta oportunidade."
Assim Dieter Zetsche, presidente do Conselho de Direção da Daimler AG e CEO da Mercedes-Benz Cars, definiu o grande destaque da montadora alemã no Salão Internacional de Genebra: o novo Classe A. O modelo será exposto no evento, que começou nesta quinta-feira (8) e vai até o dia 18 de março. O carro chegará às concessionárias europeias em setembro e no Brasil em 2013.
O grande objetivo da Mercedes para os próximos anos é atingir o público jovem, tanto na Europa como em outros mercados ao redor do mundo. O novo Classe A é um dos lançamentos da categoria dos compactos para conquistar o consumidor jovem, assim como outros modelos futuros. Um sedã e um SUV de pequeno porte são esperados para 2013 e 2014.
Design dinâmico e poder nos motores, que vão de 109 a 211 cv, são as grandes apostas. O Classe A apresenta as duas características, a começar pelo desenho completamente novo. O carro virou um hatch com ar esportivo, com exterior dinâmico e moderno e fica até 18 centímetros mais colado à pista.
“Aplicar a nova dinâmica de estilo da Mercedes-Benz à categoria dos compactos foi um desafio que nós realmente curtimos. As linhas quase esculturais do Classe A são típicas da Mercedes. As linhas de definição, em especial nas laterais do carro, dão ao Classe A estrutura e tensão”, revela Gorden Wagener, chefe de Design da Mercedes-Benz.
Por dentro, o Classe A tem desenho que segue a linha moderna e esportiva do exterior do novo modelo, além de funções que vão agradar em cheio ao consumidor mais jovem. Há, por exemplo, a opção de integrar um smartphone ao sistema operacional do veículo.
Um aplicativo permite que o motorista use as funções do iPhone (em breve, a tecnologia estará disponível para o sistema Android). É possível “escrever” um email pelo comando de voz, entre outras coisas.
O acabamento em cromo prateado do interior, com o design “frio” característico do Classe A, realça o aspecto de esportividade do novo desenho. "O mote que usamos para criar o interior foi 'esportividade pura, com nova interpretação'", conta Hartmut Sinkwitz, chefe de Design Interior.
O modelo básico pode ser customizado com bom leque de opcionais e ainda há três linhas de design e equipamento que foram reunidas de acordo com o consumidor: "Urban", "Style" e "AMG Sport". O último modelo é a versão mais dinâmica do novo Classe A e foi desenvolvido com a participação de especialistas em performance da AMG.
Os novos motores a gasolina e diesel mantém o ótimo desempenho do modelo e também mostram eficiência e respeito ao meio ambiente. Segundo a Mercedes, o novo classe A vai gerar apenas 99 gramas de CO2 por quilômetro rodado (a média é de 150g/km).
Os motores a gasolina variam de 115 a 211 cv de potência e têm sistema de combinação de injeção direta e turbocompressão pelos gases do escapamento, que possibilita processo mais “limpo” na queima do combustível. Já os motores a diesel também oferecem boa eficiência (109 a 170 cv de potência). Os dois modelos têm função ECO start/stop de série, com transmissão manual de seis marchas e transmissão automática com dupla embreagem.
No quesito segurança, o Classe A traz o sistema de alarme de colisão por radar com assistência de frenagem adaptativa (Adaptative Brake Assist), que reduz risco de colisões traseiras e é único no mundo. Há também um sistema de alerta visual e sonoro ao motorista distraído, que prepara o Brake Assist para dar mais precisão de resposta na hora de frear. É acionado no momento que o condutor pisa forte no freio.
Lançada em 2002 no Classe S, o sistema Pre-Safe está disponível no Classe A pela primeira vez. As principais funções são o tensionador reversível dos cintos de segurança, o fechamento das janelas e teto solar em caso de deslocamento lateral do carro, além do ajuste elétrico do banco dos passageiros da frente com função de memória. O sistema todo é ativado em situações de alterações críticas da rota do automóvel.
O novo Classe A é a grande aposta da Mercedes-Benz para competir com força no mercado de compactos. Ainda não há definição de preço do carro, já que a venda começa somente em setembro na Europa e em 2013 no Brasil. A montadora alemã afirma que o Classe A será posicionado mundialmente como o automóvel de entrada da marca e, assim, terá o menor preço do portfólio de automóveis da Mercedes.