Concept Style Coupé Mercedes-Benz apresenta o protótipo de seu novo cupê esportivo, desenvolvido para executivos arrojados gplus
   

Concept Style Coupé

Mercedes-Benz apresenta o protótipo de seu novo cupê esportivo, desenvolvido para executivos arrojados

Confira Também

“Não conformista, provocador e robusto”. É com esses adjetivos que a Mercedes-Benz do Brasil inicia o texto que fala sobre o seu novo carro, apresentado no salão de Pequim. Chamado de Concept Style Coupé (CSC), o modelo apresentado ainda é um protótipo, porém a montadora promete uma revolução em sua linha. "O Concept Style Coupé é expressivo e poderoso em seu design", declarou o Dr. Dieter Zetsche, presidente do Conselho de Adminitração da Daimler AG e CEO da Mercedes-Benz Cars. "Nós estamos marcando uma posição bem clara: este é o modelo contra o qual os veículos esportivos do segmento executivo terão que se comparar no futuro."

Entre suas características mais marcantes está a forma como o capô se posiciona, com saliências no conjunto dianteiro, assim como a grade em forma de diamante, que segue as tendências de design estabelecidas por outros conceitos da marca. A pintura do carro é em Alubeam, uma cor que ajuda a reforçar suas linhas. Os faróis do bólido lembram os olhos de um predador. Em modo stand by, eles brilham em vermelho. Outro detalhe especial são os indicadores de direção: pontos de luz individuais se acendem em sucessão. Outro detalhe do Concept Style Coupé é que suas janelas laterais não possuem molduras e não tem a coluna central (B). Para dar um charme ao carro e integrar mais ainda o visual esportivo, o teto é panorâmico e as rodas são de 20 polegadas.

No interior, o painel de instrumentos foi inspirado numa asa aberta, rico em fibra de carbono, com acabamento feito a mão, utilizando couro. Camurça é usada no volante esportivo para prover uma aderência melhor. Todos os detalhes cromados e painéis de controle apresentam acabamento preto anodizado. Os quatro assentos individuais são os mesmos utilizados pela versão esportiva do novo Classe A. O design das aberturas de ventilação no painel foram inspirado nos motores a jato e possue iluminação traseira, que muda de cor conforme a temperatura escolhida pelos ocupantes do carro no sistema de controle de climatização: azul para ar frio e vermelho quando o fluxo de ar é quente. Em temperaturas medianas, a iluminação é em amarelo fluorescente, a mesma cor dos detalhes do painel.

O novo bólido alemão conta ainda com o sistema Comand Online, que mantém o carro conectado à internet sempre que ele estiver parado. Durante a condução, o motorista contará com um propulsor que, segundo a Mercedes, foi desenvolvido visando esportividade e dinâmica. Uma nova geração de motores quatro cilindros 2.0 litros movidos a gasolina de 211 cavalos trabalha em conjunto com um câmbio automatizado de sete velocidades e dupla embreagem e o sistema 4Matic de tração integral da Mercedes (semelhante ao Quattro, utilizado pela Audi). 

Para deixar a máquina ainda mais brava, o sistema conta com injeção direta e um turbocompressor.

O Concept Style Coupé ainda não tem preço definido, tão pouco data de lançamento, porém, o chefe de design da Mercedes-Benz, Gorden Wagener, afirma que o carro está “quase em condições de entrar em produção e estabelece uma nova referência para o design de vanguarda no segmento executivo. Suas proporções com superfícies onduladas fluidas e linhas esculturais são a expressão física de nossa dinâmica linguagem de design".