A montadora francesa Citroën mostrou seu novo modelo. O DS3 chega às ruas nacionais por R$ 79.900. Seguindo a tendência lançada pelas montadoras oriundas do oriente, o carro vem completo. O único acessório possível de acrescentar são bancos de couro, o que eleva o preço do carro para R$ 82.800. Achou caro? Sim, é caro. Mas, se compararmos com os concorrentes desse pequeno, o custo é bem razoável. Ele veio para disputar mercado com o Audi A1 (R$ 94.852), Mini Cooper (R$ 98.483), Hyundai Veloster (R$ 88.300) e Volvo C30 (R$ 104.891) – preços obtidos junto à tabela Fipe.
“Trouxemos para o Brasil um modelo único, fascinante e de enorme personalidade. Um verdadeiro concentrado de Créative Technologie. A linha DS já superou a barreira das 200 mil unidades na Europa e Ásia”, disse o diretor geral da Citroën do Brasil, Francesco Abbruzzesi, que espera comercializar 250 unidades por mês do hatch no país.
Estável nas curvas, o DS3, com seus 3,95 m de comprimento, 1,71 m de largura e 1,46 m de altura tem visual arrojado, com coluna lateral que lembra uma barbatana de tubarão, rodas de 17”, leds integrados ao para-choque e grade dianteira cromada. 6 airbags, freio a disco nas quatro rodas com ABS, sistema de frenagem emergencial e sistema de distribuição de peso nos freios completam os itens de série do carro.
Mas é debaixo do motor que está a parte legal da brincadeira. Uma parceria entre Citroën e BMW permitiu a implementação do motor utilizado atualmente pelo Mini Cooper, ao compacto francês. Com isso, o poderoso propulsor de 1.6 litros turbo-alimentado de 165 cavalos equipa o cofre do DS3 – mesmo motor que já é utilizado no Peugeot 3008 e RCZ. Pesando apenas 1240 Kg, esse motor tem um bom rendimento, acelerando de 0 a 100 Km/h em 7,3 segundos, com velocidade final estipulada m 214 Km/h. Aliado ao motor, foi instalado um câmbio manual de 6 marchas, que parece agradável para quem gosta de dar boas esticadas, porém, que merece atenção nas grandes cidades, pois sua relação acaba exigindo algumas mudanças há mais do que o habitual.
Por dentro, o carro segue a linha jovial do exterior. Os bancos têm desenho esportivo, o painel é personalizável, assim como a alavanca de câmbio, a direção elétrica tem volante de três raios. Para os passageiros de trás, espaço suficiente para uma pessoa de 1,80m não bater a cabeça no teto e tem acomodação razoável para as pernas. O porta-malas tem capacidade de 285 litros de bagagem.