Com vista para novos mercados, a Peugeot criou o modelo 301. Esse modelo foi desenvolvido para atender as expectativas de clientes com perfis distintos. Os preços ainda não foram divulgados, porém a montadora afirma que será um veículo de “custo acessível” e esperam que “a longo prazo o 301 seja um dos veículos de maior volume de vendas da marca”, segundo informações de sua assessoria de imprensa.
Este novo veículo, que pode vir a ser fabricado no Brasil para atender aos mercados da América do Sul, atenderá o nicho de mercado atualmente disputado por Nissan Versa, Chevrolet Cobalt e Renault Logan, porém, a priori, o modelo será produzido na Espanha e, em novembro, chegará às ruas da Turquia, só depois as lojas da Europa, África e América Latina receberão o 301. A Peugeot ainda não confirma o modelo no Brasil, mas as especulações garantem a vinda do modelo.
Inspirado no modelo 508, topo de linha da Peugeot, o 301 tem 4,44m. Seu entre-eixos de 2,65m garante um bom espaço interno tanto para os ocupantes dos bancos dianteiros, quanto para os passageiros que viajam atrás. O tamanho também ajuda o porta-malas, que pode acomodar até 506 litros de bagagem.
Segundo a montadora, o novo bólido será oferecido com quatro airbags, controle de estabilidade e freios com auxilio ABS. O 301 terá três motores e três câmbios diferentes: 1.6 HDi de 92 cavalos a diesel, equipado com câmbio manual ou automático, que não virá para o Brasil; 1.6 VTi Flex de 115 cv com marchas manuais automáticas; e um terceiro modelo, equipado com um propulsor 1.2l de 75 cv e caixa de câmbio manual ou automatizada. Essa ultima motorização possui apenas três cilindros e, segundo a Peugeot, “graças a sua tecnologia, associa prazer de condução a baixo consumo”.