Os diferentes tipos de pneu e qual é o melhor para seu veículo Saiba as variações, componentes, e o momento ideal para trocá-los gplus
   

Os diferentes tipos de pneu e qual é o melhor para seu veículo

Saiba as variações, componentes, e o momento ideal para trocá-los

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O pneu está entre os mais importantes itens de segurança de um carro, já que ele é responsável pela sustentação e equilíbrio do veículo, atua diretamente na tração e na realização das frenagens, amortecimento de impactos e também está relacionado ao consumo de combustível, já que cada um deles têm um desempenho diferente em cada tipo de solo; quanto mais adequado o pneu for, maior eficiência no desempenho do seu carro, e consequentemente menor gasto de combustível. O cuidado com esse item, portanto, deve ganhar ainda mais importância quando você for realizar as revisões e eventualmente trocá-los. 

Cada vez mais modernos, os pneus são compostos com malhas de tecido, malhas de aço e banda de rodagem. Esse último item é o ponto de contato com o solo, já a malha de aço é responsável por torná-lo mais estável (não deforma ao serem feitas curvas em alta velocidade). As malhas de tecido, por sua vez, tomam conta da resistência, tornando todo o equipamento mais efetivo.

Cada pneu tem uma espécie de RG, código que o torna único. Essa numeração é responsável por demonstrar suas funções e seus limites. Tomemos como exemplo a codificação: P325/45R19 61V. O "P", nesse caso, significa o tipo de veículo para o qual o pneu foi desenvolvido. A letra é essa porque vem da palavra inglesa "Passengers", ou seja, foi criado para veículos comuns. Outras abreviações que podem ser encontradas: LT, de "Light Truck" (caminhões leves); o T, referência a "Temporary" (estepe); ST, que vem de "Special Trailers" (itens de reboque para transporte de barcos); e a letra C, da palavra "Comercial" (veículos que carregam muita carga).

O PNEU "ON ROAD"

Fabricado especialmente para pistas de asfalto e carros de passeio comuns. Possuem uma durabilidade razoavelmente boa e sua estrutura tem sulcos mais estreitos, o que permite um maior contato com o solo. 


"OFF ROAD"

Esse modelo possui banda de rodagem maior e sulcos mais espaçados, além de maior resistência em sua estrutura. O "off road" é sempre indicado para pistas de terra ou cascalho. Esses itens são conhecidos como aventureiros, mas também precisam de uma calibragem correta de acordo com o tipo de solo que enfrentarão.


OS MISTOS

Esses tipos de pneu costumam vir "meio a meio" já de fábrica. Eles podem ser utilizados tanto no asfalto como em pistas de terra, desde que o uso em estradas com pedras ou lama não seja tão frequente. Apesar dessa diversidade que esses pneus podem trazer, não são efetivos como os específicos para tipo de solo.


PNEUS RADIAIS

São utilizados para quem vai correr em alta velocidade, já que sua banda de rodagem é feita para ter uma durabilidade muito maior. Também permitem maior efetividade nas curvas e respostas rápidas ao frear.  


OS ECOLÓGICOS

Esse modelo utiliza a sílica, um mineral que substitui o negro carbono e aumenta a durabilidade, além de permitir uma redução nos ruídos, no consumo de combustível, e melhora o desempenho do veículo na frenagem. Apesar disso, os chamados "pneus verdes" costumam ser um pouquinho mais caros.  


O MOMENTO CERTO DA TROCA

É necessário trocar sempre que o desgaste se mostrar excessivo. Porém, notar que o pneu está ficando "careca" não é o único indicador. Alguns cuidados devem ser tomados previamente e de forma regular, como o nível de pressão, balanceamento e calibragem dos seus itens.
A própria estrutura do pneu também ajuda na identificação do momento certo, pois há relevos na base dos sulcos que ajudam na indicação do limite seguro de desgaste sem a necessidade de um medidor específico. A deterioração máxima é de 1,6 milímetros de profundidade dos sulcos. 
Diversas fabricantes orientam o consumidor a manter os mesmos tipos de pneu em cada eixo do veículo no momento da troca, além de também evitar dimensões diferentes no mesmo automóvel.