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Menina dos olhos da Hyundai, a Santa Fé ganha novo design, novos acessórios e novas metas para os mercados mundiais

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Santa Fé, carro que recolocou a Hyundai no cenário mundial automotivo, ganhou novo design. Mais próximo do “irmão menor”, o IX35, com o design da grade dianteira e com lanternas que lembram as do Veloster, o SUV também ganhou novo acabamento interno e novas motorizações. Tudo isso para não cair no ostracismo de um design pouco inovador, o que nunca foi uma característica dos SUV’s da marca.

Por dentro o acabamento melhorou. Menos plásticos estão presentes, o acabamento dos bancos é melhor do que a versão antecessora, com ajustes elétricos. No centro do painel, uma tela de LCD com GPS.

Serão duas opções: a Santa Fé Sport contará com espaço para cinco ocupantes e duas opções de motores, ambas de quatro cilindos. A primeira delas é um 2.4 litros que entrega 190 cavalos de potência. A segunda motorização é um 2.0 turbo que atinge 264 cavalos. Já a Santa Fé (sem a nomenclatura “Sport”) tem o entre-eixos um pouco maior, o que permite uma terceira fileira de bancos atrás, que pode ser rebatido para aumentar a capacidade volumétrica do porta-malas. Esse SUV, de sete lugares, traz debaixo do capô o motor V6 de 3.3 litros da Hyundai, já conhecido no Brasil por equipar o sedan Azera. Esse motor desenvolve 290 cavalos de potência. Todos os modelos tem câmbio automático de seis velocidades.

Há ainda para a Santa Fé a versão 4x4 que, quando acionado, até os 40 Km/h distribui a tração do carro 50% para as rodas dianteiras e 50% para as rodas traseiras. Esse sistema é integrado ao sistema de estabilização, de tração do veículo e da direção. Quando desligado, a tração é 100% dianteira. A direção dsse SUV é a Flex Steer, que compartilha do i30. Elétrica, ela permite três ajustes: Comfort (deixa o carro leve, ideal para manobras em estacionamentos e vias urbanas), Normal e Sport (indicada para uso rodoviário, pois deixa o carro mais firme às condições de terreno e manobras). O Santa Fé 2013 ainda é mais largo e tem a suspensão mais baixa, o que também agrega na estabilidade.

Espera-se que esse modelo desembarque no Brasil ainda em 2013, o que, segundo especulações, também decretaria o fim do modelo VeraCruz por aqui, vez que o modelo (mais luxuoso do que a Santa Fé e mais caro) nunca conseguiu bater as metas de vendas no país. A data precisa de seu lançamento não foi estipulada, assim como seus valores. Em todo caso, nos EUA o preço do novo SUV da Hyundai foi definido entre US$ 24.450 para a versão de entrada a US$ 32.950 para o topo de linha. Mas os valores para o mercado nacional são sempre exorbitantes, bem distantes dos valores em dólar.