Quem se lembra dos Fiat 500 (Cinquecento) quadradinhos, que mais pareciam uma mescla de Fusca com Romi Isetta, dificilmente reconheceria sua versão moderna. E o modelo, que chegou ao Brasil no final de 2009, traz novidades para sua linha 2012. A principal delas é a opção pelos motores 1.4 EVO Flex ou o novo 1.4 16V MultiAir (gasolina).
O novo Fiat 500 estará disponível em cinco versões na linha 2012: Cult (com câmbio mecânico de cinco marchas) Cult Dualogic (o sistema de câmbio automatizado da Fiat), Sport Air (com o novo motor 1.4 16V MultiAir e câmbio manual), Sport Air Automático (igual ao anterior, mas com câmbio automático seqüencial de seis marchas) e o Lounge Air Automático. Ou seja, além das duas motorizações, são três tipos de câmbio e três níveis de acabamento.
Para o lançamento, a Fiat também terá uma série especial do modelo, intitulada Prima Edizione, que contará com apenas 500 exemplares numerados e será comercializado em três cores: vermelho, branco e cinza – todos com câmbio mecânico. Para o acabamento, vários detalhes dão um charme ao modelo, entre eles o teto, as calotas dos retrovisores, o spoiler traseiro e rodas de aro 16’’ com tintura preta exclusiva.
Quanto ao design, são poucas mudanças, a mais visível no farol de milha e na ausência do para-choque dianteiro. Manteve-se o belo teto solar (Sky Wind) e por dentro o carro continua show: uma clara aposta da Fiat de que em time que está ganhando, não se mexe.
Personalização é a onda - Seguindo a onda do tuning, a Fiat oferece 23 acessórios para a personalização do novo Fiat 500, como minissaias laterais, aerofólio na tampa traseira, capa cromada para o retrovisor, aplique cromado para capô, frisos laterais com sigla, faixas adesivas laterais nas versões Itália e Sport, faixa no teto e no capô, além de kits de capas exclusivas para as chaves.
O modelo será o primeiro a receber a combinação de motor 1.4 EVO Flex e câmbio Dualogic.