Civic 2012 Montadora japonesa apostou nos critérios europeus e desenvolveu o novo Civic com base nas exigências do velho continente. gplus
   

Civic 2012

Montadora japonesa apostou nos critérios europeus e desenvolveu o novo Civic com base nas exigências do velho continente.

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Poucas semanas após apresentá-lo no salão de Frankfurt, a Honda anunciou a comercialização do novo modelo Civic no mercado Europeu. Projetado por Mitsuru Kariya, o hatchback chega às lojas com novo design, novo acabamento e com perspectivas de ser um modelo econômico: "Quando avaliamos as necessidades de nossos clientes, reconhecemos que os europeus possuem exigências únicas em muitos aspectos. Temos focado nosso desenvolvimento no cumprimento dessas expectativas e através deste processo obtivemos padrões elevados para o nível deste carro", afirmou Mitsuro durante o lançamento do carro.

Com o aumento atual dos preços dos combustíveis em toda a Europa e os novos objetivos ambientais, o cliente atual Civic não busca apenas desempenho e design, mas também economia e, com base nisso, os propulsores do novo Honda não são nada extravagantes. O modelo de entrada vem equipado com um motor 1.4 litros i-Vtec que atinge velocidade máxima de 187 Km/h e faz de 0 a 100 quilômetros em 13,4 segundos. Há ainda a opção 1.8 i-Vtec. Um pouco mais potente, ele atinge 215 Km/h e faz de 0 a 100 Km/h em 9,1 segundos. No mercado europeu, diferente do brasileiro, carros pequenos de passeio podem usar motorização a diesel e a Honda disponibilizará um modelo 2.2 i-Dtec, que chega a 217 Km/h que faz de 0 a 100 em 8,5 segundos. Os modelos possuem ainda Eco-Assist, que auxilia na economia de combustível e diminui a emissão de CO2 na atmosfera. Estarão disponíveis câmbios automatizados de cinco velocidades ou manuais de seis marchas, além de freios a disco nas quatro rodas com assistência ABS de série.

O motorista do novo Honda Civic europeu contará com um painel bem parecido com o da versão que conhecemos aqui no Brasil, com conta-giros no centro e velocímetro digital acima, mais afastado do volante. E por falar em volante, essa versão teve o seu repaginado e agora possui acabamento em couro, botões de controles de: Bluetooth, rádio e piloto automático integrado. Para completar, o condutor tem assistência elétrica de direção, que deixa as manobras bem mais leves em comparação às conhecidas direções hidráulicas.

Por fora as diferenças são bem mais notáveis do que por dentro. A frente está mais baixa, afim de aumentar a aerodinâmica do veículo e melhorar seu desempenho em curvas e reduzir o consumo. A lateral ganhou desenho mais retilíneo sobre os para-lamas e as lanternas a invadem bruscamente. As maçanetas das portas traseiras foram escondidas na moldura do vidro. Porém, o que mais chama a atenção é sua traseira. O fato de ser um hatch agregou bastante jovialidade a este “japonês” e as grandes lanternas rompem as laterais e se sobressaem por toda a extensão do carro. Para completar, um teto panorâmico se estende desde o término do para-brisa até o meio das portas traseiras. A Honda também apostou nas cores e o Civic chega às lojas com nove opções, ao gosto do freguês.

O Civic, que começou a ser vendido em 1973 chega a sua nona geração com mais de 20 milhões de modelos vendidos no mundo. No Brasil desde meados de 1995, se tornou famoso pelos seus sedãs médios, mas agora aposta nessa nova tendência na Europa. Aqui não há previsão para comercialização desse modelo.