Toyota GT-86, uma nova opção esportiva Esportivo e compacto. Novo Toyota GT-86 tem visual moderno e motorização modesta. gplus
   

Toyota GT-86, uma nova opção esportiva

Esportivo e compacto. Novo Toyota GT-86 tem visual moderno e motorização modesta.

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O design bastante elogiado criado pela Toyota no protótipo FT-86 II finalmente será lançado na Europa, Japão e EUA. O novo bólido, batizado de GT-86, usa a carroceria do protótipo e um motor “menos arisco” do que os superesportivos italianos, por exemplo. "Visitamos entusiastas de automóveis no Japão, América e Europa. O feedback que recebemos foi quase sempre o mesmo: eles disseram que há um monte de carros esportivos com alta potência que são muito rápidos, mas estes não são os carros esportivos que querem ter. Eles buscam carros pequenos, de fácil controle e dirigibilidade, para uso urbano. No entanto, esse tipo de carro esportivo está em falta no mercado. Portanto, estes entusiastas são forçados a usar carros mais antigos, porque não há essa alterativa”, explicou Tetsuya Tada, engenheiro da Toyota.

Com início de vendas no Japão e Europa marcada para o primeiro trimestre de 2012, o GT-86 chegará aos EUA com o nome de FR-S, vendido pela Scion, marca controlada pelo Grupo Toyota. No Brasil entretanto, não há previsões de sua chegada oficial e o valor do carro no mercado internacional também não foi divulgado.

O carro

Esportivo de duas portas, o GT-86 acomoda três passageiros e o motorista, por suas dimensões pode-se esperar pouco espaço para quem ocupa o banco traseiro. O carro, que utiliza rodas de 17”, tem interior requintado. A instrumentação conta com conta-giros e velocímetro analógicos e outras informações, como a marcha que está em uso e o digital. O painel também traz um sistema de navegação com tela integrada ao painel na versão topo de linha.

A Toyota instalou um motor boxer 2.0 litros de 199 cavalos com injeção direta de combustível, que compartilha do Subaru BRZ (no caso do Subaru o propulsor traz 300 cv) embaixo do capô. Duas opções de câmbio estarão disponíveis: manual ou automático, ambos de seis velocidades, que transferem a força do motor para as rodas traseiras.

Tada ainda contou que “existe na Toyota um padrão para o desenvolvimento de novos carros, mas, neste caso, esses padrões foram fortemente ignorados.” O resultado dessa “quebra de regras” é esse carro com um visual agressivo e moderno, com uma motorização que o permite transportar seu proprietário em situações de uso comum, como ir ao trabalho, ao contrário do que acontece com as Ferrai e Lamborghini, que devido aos seus propulsores V8 e até V12 os tornam “beberrões” e de uso contínuo economicamente inviável.