Desde que foi mostrada ao público pela primeira vez, no Salão de Milão no final de 2010, a Ducati Diavel 1198 AMG se tornou um modelo de sonhos e desejos. Projetada pelos designers da Ducati com a máxima liberdade, eles aplicaram o que consideram ser os “instintos básicos” para uma moto.
O desenho foi desenvolvido para uma moto mais baixa e alongada. O desafio de construir uma silhueta muscular sobre um motor puro-sangue de competição teve como resultado um perfil que se assemelha a um atleta de corridas, na posição de largada.
Durante uma mesa redonda com jornalistas americanos e italianos no Salão de Frankfurt 2011, Källenius Ola, chefe da Mercedes-Benz AMG falou sobre o prejeto: "As pessoas que dirigem carros de alto-desempenho muitas vezes tem uma motocicleta robusta em suas garagens", diz Ola, que completou: "Não demorou muito para decidir. A Ducati é a única marca de motocicletas que desejavamos ter parceria. Obviamente, quatro rodas e duas rodas têm desafios diferentes, mas existem alguns denominadores comuns de engenharia, que estão presentes nessa moto".
Gabriele Del Torchio, presidente e CEO da Ducati, por sua vez, citou o crescimento da AMG, sua alta tecnologia em materiais, como fibra de carbono e alumínio em seus carros, assim como a Ducati tem feito em suas motos: "Nós começamos com um projeto, mas acredito que há uma série de experiências que podem ser compartilhados entre Ducati e AMG. Tecnologia, desempenho, peso e segurança são os componentes mais importantes para nós nos projetos em desenvolvimento", diz o CEO italiano.
Padrão Diavel
A Diavel é nascida da paixão pelo motociclismo e pronta para entregar a verdadeira performance Ducati em cada detalhe. Ela incorpora as tecnologias mais recentes e inovadoras da marca, incluindo os modos de pilotagem eletrônicos recentemente apresentados em outros modelos da marca. Selecionáveis através dos instrumentos no manete esquerdo – mesmo durante a pilotagem – a escolha de três modos pré-ajustados é programada para mudar instantaneamente o comportamento da Diavel.
Os três modos são: o Urban Riding com Ride-by-Wire (RbW), para a pilotagem urbana, que requer mais atenção aos arredores do que à aceleração. Esse modo muda faz com que a moto ofereça uma pilotagem com mais dirigibilidade e confiança. A potência cai para 100 cavalos, o que proporciona maior controle do equipamento durante o caótico tráfego das metrópoles, no estilo anda-e-para. O modo Touring Riding é programado para elevar a potência a 162 cavalos, porém com uma entrega mais suave e domável e proporciona uma pilotagem ideal para longas distâncias com conforto tanto para o piloto quanto para o garupa. E, finalmente, o modo Sport Riding oferece ao piloto a potência de 162 cavalos com respostas imediatas do acelerador para a máxima aceleração no melhor estilo esportivo.
Nome
“Diavel” surgiu ainda no desenvolvimento do projeto, quando um dos engenheiros viu silhueta da moto e exclamou em dialeto bolonhês: “Diavel al Ignurànt comm!”, que significa “Mal, como o diabo!”, daí para frente a equipe de desenvolvimento passou a se referir sobre a moto como Diavel.
Preços
As Ducati Diavel 1198 AMG estão nas concessionárias Ducati do Brasil em suas duas versões: a normal por R$ 82.900 e a Carbon, uma edição especial com detalhes em fibra de carbono, por R$ 88.900. Esta moto é uma edição especial que terá, no total, apenas 150 unidades comercializadas no mundo.