O novo Ford EcoSport faz sua pré-estreia mundial no Salão de Nova Déli, na Índia, e em Brasília. O novo produto global da Ford traz linhas contemporâneas que combinam refinamento e espírito de aventura. Ele reúne os elementos principais que definem um utilitário esportivo, como postura robusta, direção em posição de comando e estepe montado na tampa traseira do porta-malas, com abertura lateral.
A nova EcoSport, que será vendida em cerca de 100 mercados ao redor do mundo, tem tamanho compacto para rodar na cidade, mas ao mesmo tempo é forte e robusto para viagens à praia ou ao campo.
Criada no centro de design de Camaçari, na Bahia, esse protótipo levou a planta brasileira a fazer parte da rede global de estúdios de criação da Ford que trabalham conjuntamente no desenvolvimento de novos produtos.
“O EcoSport tem uma atitude forte e robusta que diz: ‘Eu posso jogar com os grandões’. Ele é perfeito para os centros urbanos congestionados e também inspira você a buscar aventuras fora da cidade”, diz J Mays, vice-presidente de Design e chefe criativo da Ford.
“O novo EcoSport mostra o nosso compromisso de desenvolver nossos centros de design para criar produtos globais em todo o mundo”, diz Mays. “O modo como esses times trabalham juntos mostrou que podemos produzir excelentes projetos onde o estúdio estiver. Contar com designers baseados em um mercado emergente, de carros compactos, naturalmente ajuda produtos como o EcoSport a se destacar.”
O novo EcoSport traz formas modernas, nada quadradas, que seguem a nova linguagem de design global da Ford, com aerodinâmica aprimorada para economizar combustível, capô curto inclinado e perfil exclusivo. Com altura elevada do solo, direção em posição de comando e proteção na parte inferior da carroceria contribuem para aumentar a robustez.
“A linha de caráter percorre a carroceria de forma ascendente, desde a roda dianteira até o final da traseira. Isso produz uma sensação de movimento que é acentuada pelo arco sobre as rodas traseiras e também transmite equilíbrio. Este EcoSport traz um entusiasmo escultural e musculoso que diz: 'Eu estou pronto para ir’”, diz Ehab Kaoud, chefe de Design da Ford América do Sul, que liderou o projeto do EcoSport.
Os faróis modernos, de formato oblíquo, complementam a grade trapezoidal elevada, que dá ao veículo um porte robusto com a nova assinatura visual Ford, presente em veículos como o New Fiesta, carro que, aliás, cede o chassi para a EcoSport, como nas versões anteriores.
A traseira exibe um vidro amplo que avança pelas laterais, alinhado com as lanternas. O estepe montado na porta traseira permanece. Detalhes de interior e valores serão divulgados nos próximos meses pela montadora, vez que o carro apresentado ainda é chamado de protótipo, mas sabe-se que o modelo final será muito próximo ao das fotos, inclusive as lanternas em led. Durante o lançamento foi dito que os modelos top de linha concorrerão com carros de porte maior, como as SUV’s de sucesso nacional, já os modelos de entrada serão vendidos para brigar diretamente com o utilitário esportivo compacto Renault Duster e retomar a liderança de mercado, que era da EcoSport, com mais de 700 mil unidades vendidas desde o seu lançamento e só perdeu o posto após o lançamento do modelo francês, Duster.