O nome é péssimo mas quem não se lembra das glândulas sudoríparas em algum momento do ginásio? Não foi exatamente assim que aprendemos, mas resumindo elas servem para que seu corpo não entre em colapso e exploda nesse calor todo.
São dois tipos dessas glândulas (vou poupar vocês dos nomes) e a primeira, que temos da cabeça aos pés, além de regular, ajuda a manter a temperaturta reagindo com o suor que é uma mistura simples de água e sais minerais. Como eles não se decompõem são saiznhos inocentes que nem cheiro tem, apenas são salgados mesmo (pausa para você passar a língua nos lábios e se lembrar de uma pele salgada).
O segundo tipo da tal glândula é mais complicado porque se devenvolve justamente nas axilas, na virilha e toda área genital, nos mamilos (#polêmicos sempre!) e no couro cabeludo. E além da água com sal, secreta também restos de células e do seu metabolismo e é justamente aí que mora o fedor: a mistura desses restos com bactérias, calor, umidade e falta de luz causa o famoso mal cheiro.
Quando você tem essa glândula em excesso essa espécie de xorume se instala na axila e você ganha um cê cê daqueles, também conhecido como futum, subaqueira ou catinga mesmo. Se ele se desenvolve no pé é aquele chulé de matar qualquer pinscher ou poodle num raio de 2 metros.
Agora gente, vamos falar sério? Quem tem cê cê sabe que tem, né? Não é possível que um odor com poderes quase atômicos que saí aí de baixo do seu braço e bem mais perto do seu nariz do que do dos outros passe assim, desapercebido?
Eu realmente não sei como, mas em raros casos algumas minas curtem, dizem que é cheiro de macho, omg! Mas a verdade é que quase sempre, além de empestear o ambiente você espanta a mulherada. E o pior, pode contaminar os amigos ou a sua mina! Sério mesmo, cêcê passa num abraço, toalha, lençol e claro, transando.
Diabetes, alcolismo, cebola, pimenta e alho, antibióticos e alguns hormônios também podem alterar o odor do seu suor e causar ou intensificar o mal cheiro. O que fazer?
POBRE OU RYCO, SEJA SEMPRE MUITO LIMPINHO
- A primeira coisa é se certificar que mãos, pés e axilas estão com a higiene mais do que em dia pra não rolar uma proliferação das bactérias que adoram sudorese: quando sair do banho seque bem cada cantinho do seu corpo, especialmente as dobras de joelhos e etc, dê um trato nas axilas (não tenha pêlos!!!) e entre os dedos dos pés.
- Não use a mesma roupa mais de uma vez,
- Deixe os sapatos sempre em lugares ventilados
MONTE UM ARSENAL DE GUERRA
- Invista em desodorantes, antitranspirantes e produtos que controlam a produção de suor, além de sabonetes antisépticos,
- Procure produtos que eliminam o odor das roupas, a lavagem simples de sabão e amaciante muitas vezes não dá conta do cê cê
- Evite tecidos sintéticos, prefira sempre algodão,
- Não guarde as roupas ainda úmidas, deixe secar bem,
CONTE COM UM PROFISSA
- Procure um dermatologista e seja de vez um cara cheiroso! Ele vai te dar as dicas dos melhores produtos e deve cortar alguns alimentos da sua dieta
- Talvez seja necessário o uso de medicamento com bactericida, fungicida ou antimocótico
Sobre Tutu Lombardi
Jornalista pós-graduada pela Westminster University, estuda metafísica da saúde há 15 anos, gosta tanto de voar que já tentou pilotar helicóptero mas estaria rica mesmo se estivesse cobrando pelos conselhos que dá.
[+] Artigos de Tutu Lombardi
Jornalista pós-graduada pela Westminster University, estuda metafísica da saúde há 15 anos, gosta tanto de voar que já tentou pilotar helicóptero mas estaria rica mesmo se estivesse cobrando pelos conselhos que dá.
[+] Artigos de Tutu Lombardi