Nem todos nós temos tempo sobrando para ir a academia regularmente. Muitas vezes acabamos ficando preso no trabalho, ou com estudos e deixamos a academia num segundo plano, o que é muito corriqueiro.
Para não parar de se exercitar, uma das soluções mais viáveis é montar uma academia na sua casa, nela, além de um ambiente agradável, você irá precisar de alguns equipamentos para se exercitar.
Assim como dissemos no texto que ensina a montar uma academia em casa, é muito importante você saber o seu nível para ter uma boa noção do que comprar, e não sair gastanto todas as suas economias em coisas que você pouco poderá usufruir.
VEJA TAMBÉM:
Listamos algumas opções de equipamentos que você pode - e deve - ter na sua casa para se exercitar no dia a dia, sem precisar ir à academia e conseguir se manter em forma. Veja:
- Corda:
Uma brincadeira de criança que é um ótimo exercício. Trabalha inúmeros músculos - especialmente os da parte inferior do corpo, além disso, é muito bom para melhorar o condicionamento físico, o equilíbrio e a coordenação motora. Cordas são bem baratas e podem ser facilmente encontradas em qualquer loja esportiva. Comece pulando um pouco por dia. Aumente a velocidade e a duração gradativamente.
- Medicine ball:
Como o próprio nome diz, foi criada para uso médico, mais especificamente fisioterápico. Ele permite uma variedade imensa de exercícios, englobando vários níveis de dificuldades e músculos diferentes. É um pouco mais complicado que as cordas de se encontrar, mas mesmo assim, comprá-la não é nenhuma missão impossível, longe disso.
- Barra:
Apesar de não ser tão versátil nem tão fácil de se estocar como os outros dois da lista, é bem útil para quem treina. Exige um pouco mais de criatividade e prática nos exercícios, mas proporciona ótimos resultados. Vale a pena ressaltar que esse aparelho requer bastante cuidado para evitar lesões e acidentes, procure sempre utilizá-lo com alguém por perto.
- TRX:
Se você não sabe o que é um TRX, olhe na foto abaixo. É muito útil por utilizar o peso do corpo e causar pouco impacto, o que diminui os riscos de lesão. Estimula principalmente a resistência e o equilíbrio. Mas também melhora o condicionamento físico, a flexibilidade, a postura, a força dos músculos e muito mais.
- Dumbbell ajustável:
Esses halteres são muito utéis para quem deseja se exercitar em casa. Com apenas um equipamento, você pode ajustar o peso que deseja para cada grupo muscular. Eles são extremamente versáteis e ótimos para treinos rápidos. Além disso, ajuda a aumentar a densidade óssea. O ajustável é o ideal pois ele acompanha o seu desenvolvimento, mas caso você não encontre, um que não é ajustável também serve.
- Bosu:
Bosu é aquela bola cortada ao meio com uma plataforma rígida na base. Pode ser usada tanto com a bola virada para o lado de cima como para baixo. É muito útil e ótima para treinos de fortalecimento muscular e melhora de equilíbrio. É bastante usada em exercícios funcionais, e permite desde treinamentos mais simples, até outros bem complexos.
- Kettlebell:
Outro equipamento com o nome complicado, mas que com certeza você já viu. São aquelas de peso com uma alça em cima. Ela eleva consideravelmente o consumo calórico dos seus treinos e ajuda na definição muscular. Para utilizá-lo é importante ter um bom nível de coordenação motora, já que o risco de lesão caso a Kettlebell seja mal utilizada é grande. São treinos que movimentam todo o corpo e melhoram potência, força, equilíbrio, flexibilidade, estabilidade, concentração, coordenação e resistência
Sobre Arthur Gabor
Fascinado por viagens e esportes, todos eles. É lutador de Jiu Jitsu, entrou no jornalismo por conta da paixão pelos esportes e acabou se interessando por muitas outras áreas.
[+] Artigos de Arthur Gabor
Fascinado por viagens e esportes, todos eles. É lutador de Jiu Jitsu, entrou no jornalismo por conta da paixão pelos esportes e acabou se interessando por muitas outras áreas.
[+] Artigos de Arthur Gabor