Esportes para praticar na praia e aproveitar o verão Veja alguns esportes para você praticar na praia e suar a camisa durante o verão gplus
   

Esportes para praticar na praia e aproveitar o verão

Veja alguns esportes para você praticar na praia e suar a camisa durante o verão

Confira Também

Durante o verão - especialmente o período de férias - muita gente gosta de juntar a família e/ou amigos e ir à praia. Passar o dia com o pé na areia, de vez em quando entrar no mar, conversar bastante, tomar sorvete, água de coco, cerveja e praticar um esporte. Isso mesmo, praticar um esporte! Se manter em forma é muito importante, e também pode ser bastante prazeroso. Basta você achar o que mais te agrada.

Não é porque você está na praia e de férias que você pode meter (totalmente) o pé na Jacá, isso não é nada bom para sua saúde e você com certeza irá sentir as consequências disso em um futuro próximo. Vale lembrar também, que no Brasil o verão é no começo do ano, ou seja, aproveite esse período para já começar a colocar em prática as promessas feitas para esse ano (e talvez até as que você não cumpriu no ano anterior) com relação a sua forma física.

VEJA TAMBÉM:

Veja agora os mais variados esportes para você praticar durante o verão e entrar (ou se manter) em forma:

1. Frescobol

Um clássico das praias brasileiras. Impossível andar por qualquer cidade litorânea sem se deparar com pessoas jogando o famoso frescobol. Você sabia que ele foi criado em meados de 1950 em Copacabana? Além de só precisar de duas raquetes e uma bolinha - que são muito fáceis de ser encontradas -, no frescobol é mais importante a cooperação do que a competitividade: o objetivo é não deixar a bolinha cair, e para isso sua tarefa é facilitar ao máximo a rebatida do seu companheiro.

2. Frisbee

Um dos esportes mais fáceis de se jogar (e que com o tempo e prática vão ficando cada vez mais divertido). Basta um disco achatado que consiga plainar por aí e o resto é diversão pura. Foi criado na California em 1938, mas virou febre mesmo aproximadamente 20 anos depois. É possível jogar em grupo, em dupla, sozinho ou até com um cachorro!

3. Stand Up Paddle

Um esporte que fica mais popular a cada verão. Muita gente começou a praticá-lo nos últimos anos e os adeptos só aumentam. É uma mistura de remo com surfe. Os equipamentos não são tão simples, você precisará de uma prancha grande, que aguente o peso do seu corpo sem afundar e um remo. Aí é só sair por aí remando e desbravando os mares. Uma dica: no começo não é muito fácil ficar em pé, portanto treine bastante de joelhos. E também é sempre bom alertar para não ir muito fundo, especialmente se você estiver sozinho e sem os equipamentos de segurança adequados.

4. Vôlei de praia

O vôlei de praia é um esporte olímpico, e por sinal, o Brasil tem uma bela tradição nele: são 13 medalhas no total. A popularidade dele subiu muito após sua entrada na olimpíadas. As regras são bem semelhantes ao do vôlei de quadra. Um ponto interssante é que não precisa de uma rede para jogar - lógico que fica mais divertido e desafiador - mas brincar de toquinho com uma roda de amigos também pode ser bem prazeroso e queimar algumas calorias.

5. Futebol na areia

Brasileiro consegue jogar futebol em qualquer lugar, basta ter companhia e uma bola. O futebol na areia é outro esporte que o Brasil é especialista: são mais de 70 títulos, sendo 14 deles da Copa do Mundo e outros 14 do mundialito, os torneios mais importantes do esporte bem usual nas praias brasileiras. É muito divertido e ótimo para melhorar o condicionamento físico. Esse esporte é extremamente típico do verão brasileiro.

6. Skimboard / Sonrisal

Lembra bastante o surfe, mas possui algumas diferenças: a prancha é menor, mais arredondada e não possui quilha e é praticado na parte mais rasa do mar. A essência do esporte é sair correndo com a prancha na mão, deslizar ela na água e pular em cima - semelhante ao skate. Uma grande vantagem do sonrisal (que leva esse nome por sua prancha parecer uma pastilha) é que você não irá se afogar e nem precisa de onda para praticá-lo, porém, se cair, não terá o impacto absorvido pela água.

7. Slackline

Um esporte que virou febre nos últimos meses. Em muitos parques do Brasil as pessoas estão praticando o slackline. Mas o que nem todo mundo sabe é que ele foi criado em meados dos anos 80, nos EUA, por escaladores que treinavam seu equilíbrio andando sobre uma fita. Depois de quase 4 décadas, o slackline é praticado em muitos lugares, inclusive na praia. Basta prender a fita em dois lugares bem firmes - normalmente tronco de árvore - e sair andando. No começo é muito complicado de se manter equilibrado, mas até o final do verão você com certeza estará craque nessa prática.

8. Beach Tennis

Uma mescla de tênis com frecobol. A rede fica mais alta que a do tênis convencional e um pouco mais baixa que a do vôlei de praia. Pode ser jogado tanto individualmente (um contra um) como em duplas. Um esporte que exige muito fisicamente, isso porque se movimentar bastante na areia em baixo de um sol escaldante do verão não é das tarefas mais simples.

9. Esqui aquático

Um esporte muito divertido e refrescante. Além de render várias risadas, melhora muito seu condicionamento físico, e exercita bastante os membros inferiores. As opções são as mais diversas: wakeboard (foto), kneeboard, mono, dois pés, barefoot e outras. Não é muito fácil de praticar pois precisa de alguém dirigindo uma lancha, barco ou jet ski para puxar a pessoa que esquiará. Há também a opção de Cable Ski, em São Paulo o mais conhecido é o Naga Cable Park - clique aqui para conhecer mais sobre esse parque de Wakeboard. Pode ser praticado tanto em lagos como em mares mais calmos.

10. Surfe

Apesar de não ser extremamente popular no Brasil, somos um país muito bom no esporte e possímos vários atletas entre os melhores do mundo. A chamada brazilian storm é a tempestade de brasileiros que chegou disputando o título mundial de surfe: Gabriel Medina, Adriano Mineirinho, Felipe Toledo e outros. Com ela, muitos jovens resolveram entrar na onda e ir à praia se aventurar no mar, não só durante o verão, mas também durante o inverno. Tudo que você irá precisar é uma prancha, boas ondas e um bom equilíbrio (que irá melhorar muito com o tempo).


Arthur Gabor