Não há quem não tenha passado por uma situação dessas: no trabalho, os músculos relaxam, a pálpebra pesa, os pensamentos se embaralham, e os olhos enfim se fecham.
A tarefa de se manter firme, acordado, é bem difícil, mesmo quando não falta força de vontade. Sem falar no susto quando a consciência é recobrada e você não sabe quanto tempo passou desde aquela piscada que durou mais do que o normal.
LEIA TAMBÉM
E nem pensar de seu chefe ter percebido aquele cochilo, mesmo que tenha sido apenas por alguns segundos! Os amigos também podem ser um perigo, pois é só acontecer um descuido que eles logo tiram fotos e postam nas redes sociais para mostrar a vítima em um momento de fragilidade.
Não é mesmo fácil, o melhor jeito é seguir algumas de nossas dicas e tentar se manter de pé, ou pelo menos, acordado.
1. PROCURE DORMIR BEM
Essa dica é óbvia, dormir bem na noite anterior faz com que dificilmente a sonolência te pegue durante o dia. O problema é que quase ninguém segue as recomendações médicas para uma boa de sono.
O tempo dormindo considerado saudável varia com o passar dos anos; para adolescentes, o recomendado é de 8 a 10 horas, e para adultos, entre 7 e 9 horas pode já ser o suficiente para não causar distúrbios e cochilos impertinentes durante o dia.
2. DE OLHO NA ALIMENTAÇÃO
Vá com muita calma nas comidas com grande quantidade de carboidrato! Já percebeu que o sono bate muitas vezes logo após o almoço? Pois é, grandes quantidades ingeridas de alguns tipos de comida pode interferir nos bocejos ao longo do dia.
Isso acontece porque o carboidrato gera um pico de glicemia no sangue e logo depois uma baixa, o organismo fica mais lento devido a metabolização da comida, e aí vem o sono. Evitar alimentos como batatas, massas e pães pode ser uma boa!
3. FAÇA UM CHECK-UP
Às vezes o problema não é devido a uma noite mal dormida ou ao que foi ingerido no almoço. A causa pode ser um pouco mais grave, como um problema na tireoide, anemia ou até depressão.
Para identificar esses males é imprescindível consultar um médico e começar um tratamento adequado.
4. ÁGUA GELADA
Uma medida quase drástica! Quando não for mais possível manter os olhos abertos, uma boa ideia é ir ao banheiro e jogar água gelada no rosto, o que deixará o corpo em alerta e consequentemente mais disposto, pelo menos por um tempo.
5. DÊ UMA PAUSA
O que pode ajudar também é uma pausa rápida no trabalho. Esqueça por alguns minutos as planilhas, relatórios, e a caixa de e-mails lotada. Dê uma relaxada, leia uma notícia no jornal, puxe papo com o colega da mesa ao lado, ou use esse tempinho para responder as mensagens no celular.
6. UM BOM CAFÉZINHO
Essa é clássica! Poucos golpes contra o sono podem ser tão eficientes como uma boa dose de café. A bebida contém grandes quantidades de cafeína, um composto químico que serve como estimulante, muito conhecida por deixar os mais cansados em estado máximo de alerta.
O café, além da ingestão, também serve como estimulante pelo cheiro característico que emite.
7. SE MOVIMENTE!
Quando a situação estiver insustentável, uma boa dica é levantar, dar aquela esticada no corpo, circular pelo ambiente de trabalho e até dar uma saidinha para tomar um ar fresco. Com uma leve acelerada no batimento cardíaco, o corpo fica mais alerta e espanta o sono.
8. UMA PLAYLIST ANIMADA
Umas músicas com a batida mais forte podem acordar os mais sonolentos. Pra quem é fã de um Rock and Roll a tarefa não é das mais difíceis, e pra quem não gosta, também é possível se livrar dos cochilos com um sonzinho mais alto, independente do gênero. Só não esqueça dos fones de ouvido!
Sobre Rudiney Freitas
Apaixonado por livros, esportes, cinema, música, a vida e seus passageiros. No mundo do jornalismo porque gosta de se comunicar, até por sinal de fumaça.
[+] Artigos de Rudiney Freitas
Apaixonado por livros, esportes, cinema, música, a vida e seus passageiros. No mundo do jornalismo porque gosta de se comunicar, até por sinal de fumaça.
[+] Artigos de Rudiney Freitas