Dicas para controlar a flatulência Os indesejáveis gases, que podem causar constrangimento social, estão ligados a hábitos alimentares inadequados gplus
   

Dicas para controlar a flatulência

Os indesejáveis gases, que podem causar constrangimento social, estão ligados a hábitos alimentares inadequados

Confira Também

A flatulência é um problema que o homem, dificilmente, consegue disfarçar. O famoso “pum” ou “peido” pode causar um constrangimento tamanho que pode até comprometer um início de relacionamento. É preciso entender primeiro como os gases se formam no nosso corpo. São duas as formas: fermentação de restos alimentares no interior dos intestinos ou pelo ar engolido.

Mas é preciso entender que a produção e a eliminação dos gases são inevitáveis. O que podemos fazer é diminuir a ocorrência dos mesmos. Em média, de acordo com estudos, cada pessoa solta 17 flatos por dia, muitos durante a evacuação. Mas dependendo dos hábitos alimentares e da rotina do indivíduo, este número aumenta. 

É bom salientar que todo este gás é eliminado através do ânus, mas em caso de obstrução intestinal, a saída será pela boca em forma de eructações (arrotos). Para evitar a vergonha, muitos acabam se segurando para não “peidar” e isso é uma conduto bastante danosa à saúde. Essa retenção é um risco para quem tem divertículos de intestino grosso, pois, com a idade avançada, o aumento da pressão interior pode causar um rompimento.  

E para reduzir esse incômodo causado pelo nosso corpo, há apenas uma saída: dieta adequada. Abaixo, confira dicas essenciais para reduzir a flatulência.
 
- Leguminosas como feijão, ervilhas, lentilhas e soja são grandes vilões, mas não é prudente retirá-las totalmente da dieta. Uma boa dica, com relação ao feijão, é deixá-lo de molho de um dia para o outro e trocar a água antes de levá-lo ao fogo, pois o amido mal cozido aumenta a produção de gases;


- Pessoas que têm intolerância à lactose estão mais propensas à flatulência;

- Quem notar que o uso de frutose (açúcar de frutas) ou adoçante artificial à base de sorbitol causar mais gases que o normal, deve evitar o uso dos mesmos;

- Evite falar muito durante as refeições para diminuir a quantidade de ar deglutida;

- Uma dieta rica em fibras facilita o fluxo intestinal;

- A ingestão de líquido é altamente recomendável, mas evite cerveja, chopp, refrigerantes, e água mineral com gás, pois estas bebidas se misturam aos sucos gástricos e liberam grande quantidade de gás carbônico.