Muito se fala sobre o café. Às vezes as descobertas mais recentes da ciência garantem que ele faz bem para a saúde. Em seguida, novas informações acabam minando essa certeza toda, colocando em xeque o consumo da bebida difundida pelos egípcios, e hoje tão apreciada pelos brasileiros. Afinal, tomar ou não tomar?
Uma nova pesquisa desenvolvida por cientistas de Harvard descobriu que o café vem causando uma alta incidência de problemas de visão entre homens e mulheres que bebem três ou mais xícaras por dia.
O estudo, publicado na revista Investigative Ophthalmology & Visual Science, vinculou o consumo pesado da bebida a uma maior probabilidade de desenvolver glaucoma por esfoliação, uma doença ocular que atinge cerca de 10% dos adultos acima dos 50 anos -- e pode levar à perda da visão, ou cegueira.
De acordo com dados mais específicos, os adultos que costumam beber mais de três xícaras diariamente têm 34% mais chances de sofrer de glaucoma por esfoliação em comparação aos que não tomam café.
Já as mulheres que possuem histórico de glaucoma na família se encontram no grupo de maior risco: a probabilidade de desenvolverem o mal é de 66%, caso ultrapassem as três doses diárias.
E aí, será que vale abdicar do “sagrado” cafezinho?